A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EJA: VIVÊNCIAS E REFLEXÕES DE UM ESTÁGIO SUPERVISIONADO

  • Autor
  • Késia Cárita Ferreira Paz
  • Co-autores
  • Joelane Souza da Silva , Mikaelle Calçado Couto
  • Resumo
  • Resumo – Relato de Experiência

     

    Contextualização e justificativa da prática desenvolvida

     

    Este relato apresenta a experiência vivenciada no Estágio Curricular Supervisionado em uma turma multisseriada da EJA (1º ao 5º ano), no turno noturno, em uma escola municipal de Unaí-MG. A escolha por essa modalidade se deu pela relevância social da EJA e pelo interesse em compreender seus desafios e potencialidades. O estágio permitiu vivenciar o cotidiano escolar, aliando teoria e prática, e refletir sobre as especificidades desse público, marcado por trajetórias diversas, obstáculos educacionais e a necessidade de práticas que promovam inclusão, permanência e aprendizagem significativa.

    Problema norteador e objetivos

     

    A prática foi orientada pela seguinte questão: como atuar pedagogicamente de forma significativa na EJA, respeitando suas especificidades e favorecendo a permanência e a aprendizagem dos alunos? O objetivo geral foi vivenciar o cotidiano da modalidade, enquanto os específicos envolveram refletir sobre seus desafios, propor atividades lúdicas, auxiliar nas ações pedagógicas e realizar entrevistas com aluna e professora para compreender diferentes percepções sobre o processo educativo.

     

    Procedimentos e/ou estratégias metodológicas

     

    O estágio envolveu observações, apoio nas atividades em sala e a aplicação do “Bingo de Sílabas Simples”, que incentivou a leitura de forma lúdica. Também foram realizadas entrevistas com uma aluna e a professora, permitindo compreender as vivências, desafios e percepções sobre o processo educativo na EJA.

     

    Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida

     

    A prática foi embasada na BNCC, que orienta o protagonismo do aluno e a contextualização dos conteúdos. Também se apoiou na pedagogia de Paulo Freire, que entende a educação como um ato político e libertador, e nos estudos de Magda Soares, ao reconhecer o letramento como prática social e os saberes prévios dos estudantes da EJA como ponto de partida para o ensino.

     

    Resultados da prática

     

    A experiência de estágio evidenciou que a EJA demanda sensibilidade, empatia e atenção às diferentes realidades dos alunos. O uso de atividades lúdicas e o apoio individualizado fortaleceram o vínculo com a escola e favoreceram a aprendizagem. As entrevistas reforçaram o valor do acolhimento e da escuta, mostrando que educar nesse contexto vai além da transmissão de conteúdos, exigindo respeito às histórias e trajetórias de vida dos educandos.

    Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED

     

    A experiência evidenciou o papel social da EJA ao possibilitar a retomada dos estudos por sujeitos com trajetórias interrompidas. O acolhimento e a escuta foram centrais na criação de vínculos e no fortalecimento da aprendizagem. A prática dialoga com o eixo “Saberes e Práticas Educativas”, ao destacar a importância de uma formação docente sensível, inclusiva e alinhada à valorização dos saberes dos educandos.

     

    Considerações finais

     

    O estágio na EJA foi uma vivência formativa marcante, que possibilitou o contato com uma realidade educativa complexa e desafiadora. As práticas e reflexões construídas ao longo da experiência fortaleceram uma postura docente mais crítica e comprometida com a inclusão. Destaca-se a importância de ampliar o espaço da EJA nos cursos de licenciatura, valorizando seu papel na garantia do direito à educação ao longo da vida.

     

    Referências

     

    BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
    FREIRE, Paulo. A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez, 2001.
    SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

  • Palavras-chave
  • Estágio supervisionado; EJA; Prática pedagógica.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Saberes e Práticas Educativas
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