A presente pesquisa tem como objetivo analisar a implementação do letramento digital em uma escola estadual na cidade de Montes Claros, com ênfase nos desafios enfrentados por estudantes e professores do Ensino Fundamental II. Busca-se, ainda, identificar as práticas pedagógicas mais eficazes no uso das tecnologias digitais, bem como avaliar os impactos positivos e negativos do letramento digital na vida escolar dos alunos e na formação continuada dos docentes. A pesquisa se embasa nas contribuições de Freitas (2010), que discute o letramento digital no contexto da formação docente, defendendo o papel do professor como mediador do conhecimento e a sala de aula como um espaço de construção coletiva, assim como Palfrey e Gesser (2011), que abordam a integração das tecnologias digitais nas escolas. Este trabalho adota uma abordagem qualitativa e se configura como um estudo de caso, baseado em entrevistas semiestruturadas realizadas com professores, estudantes e gestores escolares. O objetivo é analisar como o letramento digital está sendo integrado nas práticas pedagógicas do Ensino Fundamental II, explorando as diferentes percepções e experiências dos envolvidos no processo educativo. Dessa forma, o estudo alinha-se à premissa da pesquisa em Educação, assim como ao eixo de Alfabetização, Letramento e outras Linguagens, pois busca compreender de que maneira o letramento digital pode ser integrado nas práticas pedagógicas do Ensino Fundamental II, promovendo uma educação mais inclusiva, inovadora e conectada com as demandas do século XXI.
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
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