O presente estudo justifica se pela necessidade de apresentar à comunidade escolar, sobretudo, da Educação Básica a relevância, e os profícuos resultados provenientes do estabelecimento da parceria com o PIBID, de modo a contribuir para ampliar o processo de conhecimento acerca do Programa e levar à reflexão das escolas para que haja maior participação, abertura e adesão por parte de seus gestores e educadores. No Brasil historicamente sempre fora um desejo da comunidade escolar da Educação Básica, o estreitamento com as instituições de nível superior que ministram cursos na área de ensino. Entretanto, essa aproximação ocorria somente através do estágio supervisionado no final da graduação, e de maneira muito rápida com contrapartida somente para o acadêmico, que se via cumprindo uma etapa obrigatória para perceber a sua formação superior. A visita da universidade à escola, em regra acontecia uma única vez através do professor coordenador do estágio supervisionado, para assistir a uma aula do estagiário. A maioria dos professores da Educação Básica via o estágio, como se fosse algo que iria mudar ou “atrapalhar” sua rotina, e sem significativa contribuição da universidade para com o ensino da escola. Acerca deste ponto de vista, (MILANESI, 2012) ressalta em sua pesquisa, que dos 62 professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio entrevistados, apenas 14,52 apontaram o momento do estágio supervisionado como momento de interação entre a universidade e a escola. E somente 17,75 relataram que os estagiários lhes proporcionaram novos conhecimentos. É certo que do ano em que a pesquisa acima mencionada fora desenvolvida, até o presente ano, muito se tem avançado nas melhorias das práticas de estágio supervisionado. Entretanto, ainda existem incompreensões da sua real importância, necessidade e mudanças de posturas para que ocorra uma significativa prática com resultados positivos tanto para o acadêmico, quanto para a universidade e a escola que acolhe o estagiário. Esta pesquisa possui como objetivo mostrar como o PIBID possibilita aos estudantes de graduação e a educação básica uma conexão que supera aquela proporcionada pelo estágio supervisionado obrigatório, uma vez que se trata de práticas que possuem suas especificidades de desenvolvimento e natureza distintas onde o PIBID oportuniza maior vivência e aprendizado da prática docente. Um dos grandes dilemas da educação do século XXI consiste em inovar e oportunizar novos métodos de ensino, aprendizagem e formação que atenda aos anseios da comunidade escolar, sobretudo dos estudantes da Educação Básica. Assim sendo, toda a educação avança e ganha.
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
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