TABULEIRO DA “REGRA DE TRÊS SIMPLES”

  • Autor
  • Gabriel Wagner Neves Durães
  • Resumo
  •  

    A razão e a proporção, fazem parte do cotidiano, seja na hora de comparar qual prédio é mais alto ou quantos pintores precisam para a pintura de um muro. A razão e a proporção se faz presente desde a matemática antiga, tanto levando em conta a própria matemática em si, como também em outras áreas do conhecimento (Fossa, 2011). A famigerada “Regra de Três”, nada mais é do que razão e a proporção, podendo ser diretamente proporcional, quando crescem ou decrescem proporcionalmente, ou inversamente proporcional, quando uma cresce e a outra decresce. Assim, consoante à  Da Silva e Kodama (2004), dentre as situações acadêmicas, as mais produtivas são aquelas que trabalham com jogos. Dessa maneira, criou-se um tabuleiro lúdico, para que os estudantes pudessem jogar, a fim de trabalharem com o aprendizado sobre “Regra de três”.

  • Palavras-chave
  • Matemática, Regra de três, Proporção.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Matemática
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