METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL: AS POTENCIALIDADES E DESAFIOS NA FORMAÇÃO CRÍTICA DOS ESTUDANTES

  • Autor
  • DYANA HELOISA SOUZA SILVA
  • Resumo
  •  Resumo
    O presente trabalho visa a análise crítica das novas metodologias ativas que são implementadas no Ensino Fundamental, centrada na reflexão dos desafios reais que são enfrentados nas escolas, principalmente em escolas públicas, estando mais presentes nos ensinos fundamentais. Com a introdução das práticas pedagógicas inovadoras nele englobadas possibilitaria a criação de competências críticas, autônomas e colaborativas dos alunos. Por sua vez, as metodologias ativas capitulam-a o professor em vez do aluno a estar sempre se atualizando trazendo formas que os alunos participem, dialogando com práticas que defendem o conhecimento e práticas dos mesmos, adquiridas pelo senso comum e dando a elas, quando possível, o devido valor, uma vez que o aluno é o foco e deseja participar de tais discussões. Deste modo, visa-se explorar como a presente pesquisa pode ser vista como ao serviço à educação crítica e transformadora, mesmo sob resistências estrutural e cultural na realidade de escolas públicas

  • Palavras-chave
  • Metodologias Ativas; Ensino Fundamental; Formação Crítica; Educação; Inovação Pedagógica.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação e Diversidade
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