Contextualização e justificativa da prática desenvolvida
A marginalização da produção literária feminina, sobretudo em contextos periféricos como o sertão, revela a urgência de iniciativas que promovam visibilidade a essas vozes. Ao inserir essas narrativas no ambiente escolar, reconhece-se não apenas o valor literário dessas produções, mas também seu papel formativo na construção de sujeitos críticos e conscientes de sua própria história. A proposta se justifica pela necessidade de valorizar a cultura local, promover o empoderamento feminino e estimular o protagonismo dos jovens estudantes através da leitura e da escrita. Este projeto encontra-se em fase de execução no Estágio Curricular Supervisionado de Regência no Ensino Médio, proporcionado pelo curso de Letras-Inglês da UNIMONTES.
Problema norteador e objetivos
Partindo do problema norteador relacionado à marginalização da produção literária feminina, este projeto tem como objetivo geral desenvolver uma proposta educativa para o ensino médio, baseada na leitura de autobiografias de autoras do sertão norte-mineiro e de escritoras de língua inglesa. Busca-se, de forma específica, promover o contato dos estudantes com diferentes vozes femininas, refletir sobre a opressão de gênero, valorizar a produção literária feita por mulheres, incentivar a criação de narrativas autobiográficas e ampliar a compreensão sobre a escrita como instrumento político e de enfrentamento.
Procedimentos e/ou estratégias metodológicas
A metodologia envolve práticas participativas, dialógicas e interdisciplinares, envolvendo leitura, debate e produção textual a partir de autobiografias de autoras mineiras e de língua inglesa. As atividades incluirão rodas de leitura, discussões temáticas, pesquisas em grupo e a escrita de relatos autobiográficos, culminando na socialização das produções dos estudantes.
Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida
A proposta do projeto está alinhada à BNCC, promovendo a reflexão crítica sobre temas como cultura, gênero e preconceito, com foco na autobiografia feminina como gênero de resistência. O projeto se apoia em estudos de Zirpoli (2007), Volcean (2021), Zinani (2004), Patrocínio (2013) e Conceição Evaristo (2020), que discutem a revalorização da escrita autobiográfica e sua importância como instrumento de contestação e visibilidade feminina.
Resultados da prática
Espera-se que, ao final do projeto, os estudantes apresentem maior engajamento com a leitura e a escrita, com uma abordagem crítica sobre gênero, além de valorizar a literatura feminina, especialmente a produção regional.
Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED
A experiência proposta é socialmente relevante ao promover a valorização da literatura feminina e a reflexão sobre gênero e identidade, alinhando-se ao eixo temático do COPED ao contribuir para uma educação inclusiva, crítica e sensível à diversidade.
Considerações finais
Este projeto propõe um diálogo entre literatura, identidade e educação, utilizando a escrita autobiográfica feminina como ferramenta de empoderamento e resistência. Ao ampliar o horizonte dos estudantes, busca-se promover o reconhecimento da diversidade feminina e a valorização da cultura local, contribuindo para uma formação crítica e comprometida com a transformação social.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica