PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PRÉ-ESCOLA SÃO JOSÉ

  • Autor
  • MARLLEY THAIRA ROCHA SILVA
  • Resumo
  • Este relato descreve a vivência de estágio supervisionado na Educação Infantil, realizado na Pré-Escola São José com uma turma de crianças de 4 anos, ao longo de 120 horas. A prática envolveu o acompanhamento da rotina escolar, com foco em atividades lúdicas, desenvolvimento do alfabeto e socialização. A turma apresentava bom comportamento geral, com destaque para dois alunos mais agitados, o que exigiu estratégias diferenciadas. A experiência permitiu o desenvolvimento de habilidades pedagógicas, a aplicação de fundamentos teóricos da BNCC e a reflexão sobre o papel do educador na primeira infância. O estágio demonstrou-se essencial para a formação docente, por promover o contato direto com os desafios e as potencialidades do cotidiano escolar.

  • Palavras-chave
  • Educação Infantil; Estágio supervisionado; Desenvolvimento infantil.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Infâncias e Educação Infantil
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica