Experiência Interdisciplinar no PIBID Teatro e Ciências da Religião como caminho para uma educação antirracista e antissexista.

  • Autor
  • Beatriz Schwade
  • Co-autores
  • Ana Vitória Queiroz Gomes , Enthony Francisco de Almeida Santos , José Pedro Dias Nobre de Carvalho
  • Resumo
  • Este resumo refere-se à experiência desenvolvida no âmbito do núcleo interdisciplinar do PIBID Ciências da Religião e Teatro-Unimontes. Experiência fundamental para a nossa formação, ao nos permitir vivenciar práticas pedagógicas contextualizadas, críticas e sensíveis às causas, como a do combate ao racismo e do sexismo, e fomentando a valorização da diversidade nas escolas. Antes das nossas ações na escola, nosso núcleo participou de reuniões de formação com convidados especializados nos temas que orientam nossa atuação, como o combate ao sexismo, combate ao racismo, e orientado pela interculturalidade crítica. Os encontros formativos têm sido essenciais para nosso embasamento teórico, possibilitando uma prática docente mais consciente e alinhada às urgências dentro da sala de aula. Na ação na escola, nosso núcleo, composto por oito integrantes, atua em turmas do Ensino Fundamental II, de uma escola pública de Montes Claros. Nela, iniciamos a atuação observando uma das turmas, e conhecendo seu perfil, durante as aulas do professor regente, professor da disciplina de Artes, graduado em Artes Visuais. Em seguida, planejamos nossa primeira intervenção com jogos teatrais baseados em Viola Spolin e Augusto Boal, promovendo nossa apresentação e introduzindo os estudantes às práticas teatrais. A partir dessa integração inicial, demos início ao projeto temático do PIBID, com foco primeiramente no combate ao sexismo. Escolhemos a obra infanto-juvenil “O Menino Nito”, de Sônia Rosa, por abordar questões relacionadas aos estereótipos de gênero. Propusemos discutir a respeito do tema, conhecer suas impressões e vivências, para em seguida construirmos, coletivamente e colaborativamente, um espetáculo teatral, respeitando as preferências e opções dos envolvidos, relacionadas às funções que exercerão no espetáculo. Essa divisão respeitou as individualidades e proporcionou uma visão ampla das linguagens teatrais, além de fortalecer o trabalho coletivo e o respeito à diversidade. A culminância desse trabalho será a apresentação do espetáculo no “Chá Literário” da escola, um evento que promove a leitura e a valorização de autores e histórias.

  • Palavras-chave
  • Teatro. Antirracismo. PIBID.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais
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