PIBID E ENSINO DO ESPANHOL: A IMPORTÂNCIA DO MULTILETRAMENTO

  • Autor
  • Giovanna Santos Mariz
  • Co-autores
  • Maria Eduarda da Conceição , Luana Gonçalves Lucas
  • Resumo
  • Contextualização e justificativa da prática desenvolvida

     

    Este relato descreve ações do subprojeto de Língua Espanhola do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), realizando oficinas pedagógicas em escolas públicas de Montes Claros-MG (Ensino Fundamental II e Médio). Justifica-se devido à escassez do ensino de espanhol e pelo papel do PIBID na articulação entre formação docente e realidade escolar.

     

    Problema norteador e objetivos

     

    O projeto investiga como o multiletramento pode engajar alunos no aprendizado de espanhol. Partindo dessa premissa, as atividades desenvolvidas têm como objetivo: proporcionar aos alunos a aprendizagem da língua espanhola em contextos reais de uso; desenvolver práticas pedagógicas pautadas na abordagem do multiletramento e fortalecer a formação inicial dos bolsistas através da prática e da criação de materiais contextualizados.

     

    Procedimentos e/ou estratégias metodológicas

     

    As oficinas são semanais com turmas do Fundamental II e Ensino Médio. Nas atividades estão inclusas: músicas, vídeos, tirinhas e textos multimodais, adaptados aos alunos, elaborados por bolsistas e professor supervisor com formação em Letras/Espanhol. Promove-se um aprendizado contextualizado e comunicativo.

     

    Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida

     

    Esse trabalho é amparado na contribuição de autores que tratam sobre o ensino do espanhol como língua estrangeira, entre os quais podemos mencionar Irineu (2012), que aborda a consolidação do enfoque comunicativo e o uso de gêneros discursivos; Tardif (2014) que trabalha conceitos e reflexões relacionadas à formação docente e Baladeli (2011) que trata do conceito de multiletramento.

     

    Resultados da prática

     

    Embora ainda em fase inicial, o projeto tem despertado interesse nos estudantes. Os bolsistas demonstram avanços na didática, na adaptação de conteúdos e no entendimento do contexto escolar. As oficinas têm favorecido o engajamento dos alunos, mesmo sem experiência prévia com o espanhol.

     

    Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED

     

    A experiência amplia o acesso à aprendizagem de uma língua estrangeira pouco presente no currículo público, valorizando a diversidade linguística e cultural. No eixo da alfabetização e letramento, contribui para utilização de práticas pedagógicas que integram múltiplas linguagens e realidades sociais. Para os acadêmicos, representa um espaço de formação prática, crítica e contextualizada.

     

    Considerações finais

     

    O subprojeto PIBID de Espanhol tem sido um campo importante de aprendizagem e transformação, tanto para os estudantes da escola quanto para os futuros docentes. A utilização do multiletramento e de práticas comunicativas mostra-se eficaz na construção de um ensino inovador, sensível e coerente com as necessidades do contexto escolar.

  • Palavras-chave
  • Ensino de Espanhol, multiletramento, PIBID
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
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