Contextualização e justificativa da prática desenvolvida
Este relato descreve ações do subprojeto de Língua Espanhola do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), realizando oficinas pedagógicas em escolas públicas de Montes Claros-MG (Ensino Fundamental II e Médio). Justifica-se devido à escassez do ensino de espanhol e pelo papel do PIBID na articulação entre formação docente e realidade escolar.
Problema norteador e objetivos
O projeto investiga como o multiletramento pode engajar alunos no aprendizado de espanhol. Partindo dessa premissa, as atividades desenvolvidas têm como objetivo: proporcionar aos alunos a aprendizagem da língua espanhola em contextos reais de uso; desenvolver práticas pedagógicas pautadas na abordagem do multiletramento e fortalecer a formação inicial dos bolsistas através da prática e da criação de materiais contextualizados.
Procedimentos e/ou estratégias metodológicas
As oficinas são semanais com turmas do Fundamental II e Ensino Médio. Nas atividades estão inclusas: músicas, vídeos, tirinhas e textos multimodais, adaptados aos alunos, elaborados por bolsistas e professor supervisor com formação em Letras/Espanhol. Promove-se um aprendizado contextualizado e comunicativo.
Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida
Esse trabalho é amparado na contribuição de autores que tratam sobre o ensino do espanhol como língua estrangeira, entre os quais podemos mencionar Irineu (2012), que aborda a consolidação do enfoque comunicativo e o uso de gêneros discursivos; Tardif (2014) que trabalha conceitos e reflexões relacionadas à formação docente e Baladeli (2011) que trata do conceito de multiletramento.
Resultados da prática
Embora ainda em fase inicial, o projeto tem despertado interesse nos estudantes. Os bolsistas demonstram avanços na didática, na adaptação de conteúdos e no entendimento do contexto escolar. As oficinas têm favorecido o engajamento dos alunos, mesmo sem experiência prévia com o espanhol.
Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED
A experiência amplia o acesso à aprendizagem de uma língua estrangeira pouco presente no currículo público, valorizando a diversidade linguística e cultural. No eixo da alfabetização e letramento, contribui para utilização de práticas pedagógicas que integram múltiplas linguagens e realidades sociais. Para os acadêmicos, representa um espaço de formação prática, crítica e contextualizada.
Considerações finais
O subprojeto PIBID de Espanhol tem sido um campo importante de aprendizagem e transformação, tanto para os estudantes da escola quanto para os futuros docentes. A utilização do multiletramento e de práticas comunicativas mostra-se eficaz na construção de um ensino inovador, sensível e coerente com as necessidades do contexto escolar.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica