A EXPERIMENTAÇÃO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA TURMAS DO 7º ANO

  • Autor
  • Maria Gabriela Dias de Carvalho
  • Co-autores
  • Jéssica Gonçalves Santos , Ranielle Santos Nunes
  • Resumo
  • Este trabalho apresenta um relato de experiência desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. A proposta teve como objetivo despertar o interesse dos estudantes por meio de experimentos simples e acessíveis, que demonstram conceitos científicos relacionados à presença do ar, formação de gases e reações químicas. Foram aplicados quatro experimentos: a efervescência do comprimido de sonrisal na água; a reação entre vinagre e bicarbonato de sódio que infla um balão; a bolinha de papel seca ao ser submersa com um copo; e a vela que se apaga ao ser coberta por um copo, com a água subindo por efeito da diferença de pressão. As atividades ocorreram em três turmas distintas, com acompanhamento de um roteiro explicativo e perguntas voltadas para o tema da aula com o intuito de gerar uma reflexão sobre o conteúdo trabalhado. Observou-se grande engajamento dos alunos e facilidade em compreender os conceitos abordados, a ação prática proporcionou um momento de aprendizado dinâmico e efetivo, confirmando o valor da experimentação no ensino de Ciências como promotora de aprendizagens significativas.

     

     

  • Palavras-chave
  • Ensino; Ciências; Experimentação.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Saberes e Práticas Educativas
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica