Este trabalho apresenta um relato de experiência desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. A proposta teve como objetivo despertar o interesse dos estudantes por meio de experimentos simples e acessíveis, que demonstram conceitos científicos relacionados à presença do ar, formação de gases e reações químicas. Foram aplicados quatro experimentos: a efervescência do comprimido de sonrisal na água; a reação entre vinagre e bicarbonato de sódio que infla um balão; a bolinha de papel seca ao ser submersa com um copo; e a vela que se apaga ao ser coberta por um copo, com a água subindo por efeito da diferença de pressão. As atividades ocorreram em três turmas distintas, com acompanhamento de um roteiro explicativo e perguntas voltadas para o tema da aula com o intuito de gerar uma reflexão sobre o conteúdo trabalhado. Observou-se grande engajamento dos alunos e facilidade em compreender os conceitos abordados, a ação prática proporcionou um momento de aprendizado dinâmico e efetivo, confirmando o valor da experimentação no ensino de Ciências como promotora de aprendizagens significativas.
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
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