A presente pesquisa insere-se no eixo temático da Educação e Diversidade, tendo como objeto de estudo a construção colaborativa do Plano de Ensino Individual (PEI) para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil da rede municipal de Conselheiro Lafaiete/MG. A justificativa da pesquisa reside na necessidade de compreender e aprimorar as práticas colaborativas entre professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e professores regentes, diante dos desafios impostos pela inclusão de alunos com TEA, conforme preconizado pela legislação vigente (BRASIL, 2015). O problema central consiste em investigar de que forma a interlocução entre esses profissionais contribui para a elaboração e efetividade do PEI, visando garantir o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento pleno das crianças com necessidades educacionais específicas. Como objetivos tem-se: Analisar o processo de construção do PEI para alunos com TEA na Educação Infantil; Identificar estratégias colaborativas entre professores do AEE e regentes; Avaliar o impacto dessas práticas no desenvolvimento das crianças; E, verificar a contribuição do Inventário Portage Operacionalizado (IPO) como instrumento de avaliação e planejamento pedagógico. O referencial teórico fundamenta-se em autores como Mantoan (2003), que defende a inclusão como princípio ético e pedagógico, e Mendes, Almeida e Toyoda (2011), que abordam o ensino colaborativo como estratégia para a efetivação da inclusão escolar. Costa (2023) destaca a importância do PEI como instrumento de individualização do ensino, enquanto Aiello e Williams (2019) e Conceição e Guerra (2023) ressaltam a relevância do IPO para o planejamento de intervenções pedagógicas ajustadas às necessidades dos alunos. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, com abordagem descritivo-exploratória. Os procedimentos metodológicos incluem revisão bibliográfica, análise documental, aplicação de questionários a professores do AEE e regentes, além de observação participante em contextos escolares. A análise dos dados será realizada por meio de triangulação, buscando identificar padrões e desafios na construção colaborativa do PEI. Como resultados parciais, observou-se que a colaboração entre os profissionais potencializa a elaboração de estratégias pedagógicas mais eficazes e individualizadas, promovendo avanços no desenvolvimento acadêmico e socioemocional das crianças com TEA. A pesquisa, que se encontra em andamento, evidencia a relevância social ao contribuir para o aprimoramento das práticas inclusivas, fortalecendo o compromisso da Educação com a equidade e o respeito à diversidade.
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
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