Brainstorming é uma técnica utilizada para estimular a criatividade, discutir ideias e solucionar problemas por meio da criação de projetos, através dessa técnica é possível selecionar as melhores sugestões para resolver um determinado problema de forma colaborativa com os participantes. Com isso, surge a seguinte questão: Como a utilização da técnica de Brainstorming pode auxiliar na construção de projeto de ensino? Nessa seara, a presente comunicação tem como objetivo refletir acerca do uso do Brainstorming no desenvolvimento de projeto de ensino, no contexto da educação básica. Para tanto utilizou-se a pesquisa bibliográfica como metodologia, tendo por base as ideias de Mazzott; Broega; Gomes (2002) acerca do Brainstorming e Antunes (2012) sobre projeto de ensino. A prática da criação de projetos para estimular a criatividade no ambiente escolar é extremamente importante e necessária, dessa forma os jovens são submetidos a situações que fazem refletir sobre temas cotidianos e gerando ideias novas que podem auxiliar no desenvolvimento da qualidade do ensino nas escolas. Nesse sentido, Antunes (2012, p. 17) afirma que “[...] para se trabalhar com projetos, é essencial que desapareça o educador e proprietário único do saber e da cultura, que olhe seu aluno como ‘lousa não preenchida ou mente vazia’ dos ensinamentos que transfere”. Ante o exposto, é preciso pensar em um trabalho colaborativo, o que nos aproxima do Brainstorming, que é uma técnica “[...] utilizada com a finalidade de gerar o maior número de ideias possíveis acerca de um determinado tema ou questão. O exercício tradicional propõe que um grupo de pessoas, preferencialmente de áreas e competências diferentes, se reúnam a fim de colaborar para uma ‘tempestade de ideias’” (Mazzott; Broega; Gomes, 2002, p. 3). Depreende-se com o exposto que a utilização da técnica Brainstorming no processo de desenvolvimento de projeto de ensino é de extrema relevância por propiciar a participação colaborativa dos envolvidos, bem como por gerar um campo maior de interesse do público-alvo, nesse caso os alunos da educação básica.
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
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