O presente relato de experiência descreve a concepção, elaboração e aplicação do livro Fundamentos da Matemática para a Licenciatura, desenvolvido no âmbito do PIBID da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), com o objetivo de suprir lacunas conceituais identificadas entre licenciandos em Matemática. A partir de uma abordagem acessível, investigativa e fundamentada teoricamente, o material propõe a reconstrução dos conceitos de número, operação e equação, favorecendo uma aprendizagem significativa. O livro foi utilizado em grupos de estudo e disciplinas introdutórias, demonstrando impactos positivos na compreensão e no engajamento dos estudantes. Sua publicação em formato digital gratuito ampliou o alcance e a relevância social da proposta. A experiência está articulada ao eixo temático "Formação de Professores e Práticas Pedagógicas Inovadoras", evidenciando o potencial transformador de ações formativas baseadas em escuta ativa, fundamentação teórica sólida e compromisso com a qualidade do ensino.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica