Constituindo-se ao longo do tempo, o Direito é atravessado por diversos campos do saber, como história, economia, sociologia e linguagem, sendo este último especialmente relevante num contexto de mudança das formas de comunicação e concepção do que vem a ser a formação jurídica, um ofício tradicionalmente vinculado à escrita, leitura e oralidade. E tomando por base uma extensa gama de carreiras inseridas no contexto brasileiro, é válido assinalar que aquelas foram, historicamente, determinantes nos rumos trilhados pela nação brasileira, a exemplo do papel exercido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no contexto da redemocratização. Nesse sentido, vislumbra-se a seguinte questão: as perspectivas sócio-culturais e linguísticas do letramento acadêmico seriam formas apropriadas de se compreender e nortear a formação jurídica brasileira na atualidade? Com base nas pesquisas de Ribeiro e Mota (2020) e Perrota (2004), busca-se analisar em que medida seria relevante, nas escolas jurídicas, a apropriação dos sentidos formativos propostos pelo letramento acadêmico. Especificamente, importante também compreender as bases curriculares dos cursos de Direito no país e a constituição histórica dessa formação, discutir os modos de exercício da linguagem no campo jurídico e analisar os impactos da (in)existência de incorporação dos letramentos culturais propriamente – como aqueles referentes à classe, raça e gênero - no âmbito do exercício das carreiras jurídicas. No que se refere à metodologia, o trabalho apresenta pesquisa bibliográfica e análise documental, tendo como perspectiva teórica o letramento acadêmico no campo das Letras e do Direito. Propondo reflexões sobre os modos de se fazer e compreender a formação jurídica, a proposta – que diz respeito a uma pesquisa em andamento - dialoga com saberes que, numa certa medida, desvelam panoramas que extrapolam os muros do Direito e dizem respeito a algumas das relevantes questões da educação brasileira na atualidade.
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
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