PROFISSIONAIS DA PEDAGOGIA NA EPTNM: ESTRATÉGIAS PARA INSERÇÃO DE MULHERES NEGRAS NAS ÁREAS DE STEM

  • Autor
  • Priscilla Costa Faustino
  • Co-autores
  • Silvani Dos Santos Valentim
  • Resumo
  • Em consonância com a proposta elaborada pela Organização das Nações Unidas (ONU), nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) 04, 05 e 10, que busca romper com as desigualdades de gênero, proporcionar educação de qualidade e redução das desigualdades. O interesse pela temática para a pesquisa dá-se em função da importância da Educação Profissional e Tecnológica para o avanço econômico e social do país, sendo as áreas de Ciências, Matemática e suas Tecnologias significativas no desenvolvimento de habilidades, competências, inovações e valores. Nesse sentido, a pesquisa direciona a análise para o seguinte problema: O papel das/os profissionais da Pedagogia contribui com a inserção e desenvolvimento de jovens negras nas áreas de Ciências, Matemática e suas Tecnologias na EPTNM? Este resumo objetiva apresentar uma pesquisa em construção que se propõe investigar a atuação das/os profissionais da Pedagogia nos processos de ensino e aprendizagem, na organização do trabalho escolar e na implementação curricular, que contribua com a inserção e permanência de meninas e mulheres negras (pretas e pardas) nas áreas de Ciências, Matemática e suas Tecnologias em cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM), ofertados pelo CEFET-MG. A fundamentação teórica está alicerçada na articulação de abordagens como a Interseccionalidade, Afroperpectivas, Decolonidades e Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória. Os instrumentos utilizados serão o levantamento e revisão bibliográfica para construção dos referenciais teóricos; entrevistas semiestruturadas em profundidade, com os profissionais da pedagogia, com um professor de cada áreas do conhecimento de todas as turmas da EPTNM e com pelo menos uma aluna autodeclara negra em cada curso das áreas de interesse da pesquisa. Para o tratamento dos será utilizado a análise de conteúdo proposta por Bardin (1977), que se constitui pelas etapas de pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados obtidos e interpretados. Como resultado dessa pesquisa, pretende-se obter evidências que contribuam para a valorização da atuação das/os profissionais de Pedagogia nos processos educacionais, bem como colaborar com futuros estudos sobre esse campo de trabalho. Almeja-se, ainda, promover reflexões sobre a inserção e a permanência de mulheres, meninas e pessoas negras nas áreas de Ciências, Matemática e Tecnologias.

     

     

     

     

     

  • Palavras-chave
  • Profissionais da Pedagogia; Ciências Tecnologia e Sociedade
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação e Diversidade
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica