PROFISSIONAIS DA PEDAGOGIA NA EPTNM: ESTRATÉGIAS PARA INSERÇÃO DE MULHERES NEGRAS NAS ÁREAS DE STEM
Autor
Priscilla Costa Faustino
Co-autores
Silvani Dos Santos Valentim
Resumo
Em consonância com a proposta elaborada pela Organização das Nações Unidas (ONU), nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) 04, 05 e 10, que busca romper com as desigualdades de gênero, proporcionar educação de qualidade e redução das desigualdades. O interesse pela temática para a pesquisa dá-se em função da importância da Educação Profissional e Tecnológica para o avanço econômico e social do país, sendo as áreas de Ciências, Matemática e suas Tecnologias significativas no desenvolvimento de habilidades, competências, inovações e valores. Nesse sentido, a pesquisa direciona a análise para o seguinte problema: O papel das/os profissionais da Pedagogia contribui com a inserção e desenvolvimento de jovens negras nas áreas de Ciências, Matemática e suas Tecnologias na EPTNM? Este resumo objetiva apresentar uma pesquisa em construção que se propõe investigar a atuação das/os profissionais da Pedagogia nos processos de ensino e aprendizagem, na organização do trabalho escolar e na implementação curricular, que contribua com a inserção e permanência de meninas e mulheres negras (pretas e pardas) nas áreas de Ciências, Matemática e suas Tecnologias em cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM), ofertados pelo CEFET-MG. A fundamentação teórica está alicerçada na articulação de abordagens como a Interseccionalidade, Afroperpectivas, Decolonidades e Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória. Os instrumentos utilizados serão o levantamento e revisão bibliográfica para construção dos referenciais teóricos; entrevistas semiestruturadas em profundidade, com os profissionais da pedagogia, com um professor de cada áreas do conhecimento de todas as turmas da EPTNM e com pelo menos uma aluna autodeclara negra em cada curso das áreas de interesse da pesquisa. Para o tratamento dos será utilizado a análise de conteúdo proposta por Bardin (1977), que se constitui pelas etapas de pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados obtidos e interpretados. Como resultado dessa pesquisa, pretende-se obter evidências que contribuam para a valorização da atuação das/os profissionais de Pedagogia nos processos educacionais, bem como colaborar com futuros estudos sobre esse campo de trabalho.Almeja-se, ainda, promover reflexões sobre a inserção e a permanência de mulheres, meninas e pessoas negras nas áreas de Ciências, Matemática e Tecnologias.
Palavras-chave
Profissionais da Pedagogia; Ciências Tecnologia e Sociedade
FAUSTINO, Priscilla Costa; VALENTIM, Silvani Dos Santos. PROFISSIONAIS DA PEDAGOGIA NA EPTNM: ESTRATÉGIAS PARA INSERÇÃO DE MULHERES NEGRAS NAS ÁREAS DE STEM.
In: XVI CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO (COPED) - "EDUCAÇÃO E PESQUISA: CONTRADIÇÕES E (IM)POSSIBILIDADES DA SUSTENTABILIDADE” -
Hibrido, 2025. Disponível em: <https://doity.com.br/anais/o-xvi-congresso-nacional-de-pesquisa-em-educao-coped-educao-e-pesquisa-contradies-e-impossibilidade/trabalho/459525>.
Acesso em: 14/09/2025 às 01:44
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