: introdução: Os transtornos mentais como ansiedade, depressão e o estresse crônico estão cada vez mais incidentes na classe docente em decorrência das cobranças constantes e da contaminação do horário de lazer/descanso ou demandas pessoais pelo trabalho, os quais podem desencadear alterações de humor, comportamento psíquico prejudicado e desejo de fuga do ambiente de trabalho, afetando negativamente sua vida pessoal e profissional Objetivo: revisar na literatura aspectos relacionados a existência de adoecimento mental entre os professores universitários. Método: Trata-se de uma Revisão Narrativa de Literatura (RNL) que possui caráter amplo e se propõe a descrever determinado assunto sob o ponto de vista teórico ou contextual, mediante análise e interpretação da produção científica existente Este estudo se fundamenta em responder a seguinte pergunta de pesquisa: há adoecimento mental entre os professores universitários? A partir de busca bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrievel System Online (MEDLINE) e BDENF, acessadas por intermédio da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), utilizando os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) - “Saúde mental” e “Docentes Universitários”, pareados com auxílio do operador booleano AND Este processo envolveu atividades de busca, identificação, fichamentos de estudo e análise. resultados: a falta de estrutura física adequada, desinteresse de alunos, inflexibilidade nas relações, insatisfação profissional, exaustão emocional, ente outros, influenciam no adoecimento mental Além de apresentar uma sobrecarga de trabalho como um fator de risco psicossocial, os indivíduos de sexo feminino é o que mais estão vulneráveis ao adoecimento considerações finais: Conclui-se que há um significativo quadro de adoecimento mental na categoria docente, tal aspecto deve ser levado em consideração para que as instituições de ensino e seus outros atores possam (re)pensar estratégias que promovam saúde mental e melhores as condições de vida e trabalho de todos, especialmente dos docentes.
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