Um novo paradigma em saúde mental está surgindo nos últimos anos, impulsionado por novas maneiras de entender e intervir nos processos de saúde mental. Uma abordagem reducionista, institucionalizante e que enfatizava a doença está perdendo terreno em favor de uma visão mais abrangente, contextualizada e focada nos processos de saúde. As práticas de promoção e prevenção da saúde mental ganham espaço neste contexto, com o objetivo de melhorar a saúde psicológica e prevenir os problemas associados.Assim, o objetivo desta pesquisa foi examinar os efeitos da educação deste novo paradigma na saúde mental de crianças e adolescentes. Inicialmente, o histórico da atenção à saúde mental infantil no Brasil mostra que essa população foi negligenciada e marginalizada por um longo período de tempo. Posteriormente, os princípios que sustentam a promoção e prevenção da saúde mental e a função da escola nessas tarefas são envolvidos. Por fim, alguns estudos de revisão sobre a aplicação de programas de promoção e prevenção em escolas são considerados. Acredita-se que a criação de planos para promover a saúde mental é um desafio atual , principalmente na educação.
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