RACISMO E VULNERABILIDADE: REVISÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM POPULAÇÕES NEGRAS

  • Autor
  • Patriciane Moraes Bispo
  • Co-autores
  • Luis Henrique Souza Nascimento , Yasmin Lisboa Barros Lima , José Canoa dos Santos , Natali Veríssimo de Farias , William Gustavo Rodrigues Timoteo , Débora Adrielle dos Santos Reis , Rosiane Dantas Pacheco
  • Resumo
  • INTRODUÇÃO: O racismo e a vulnerabilidade impactam a saúde das populações negras, e sua relação com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) exige uma análise aprofundada. Estudos sobre TEA frequentemente não consideram as especificidades dessas populações, resultando em lacunas no tratamento e compreensão do transtorno. O mapeamento da produção científica visa preencher essas lacunas, destacar desigualdades e promover abordagens culturalmente sensíveis, buscando uma pesquisa mais inclusiva e políticas mais equitativas para todos, independentemente de raça ou etnia. OBJETIVOS: Investigar a produção científica atual sobre o transtorno do espectro autista e o racismo com pessoas negras e em situação de vulnerabilidade. METODOLOGIA: Realizou-se uma revisão sistemática da literatura, realizada nas bases de dados Periódicos da CAPES e  Scientific Electronic Library Online (Scielo), utilizados os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) “Racismo”, “Saúde” e “Transtorno do Espectro Autista”, “Vulnerabilidade”, combinados para a pesquisa. A pesquisa foi estruturada utilizando o operador booleano “AND” para combinar esses termos. A estratégia de busca envolveu a combinação dos descritores mencionados, resultando na seguinte formulação: “Autismo”, “Negros” AND “Transtorno”, As combinações entre os descritores foram utilizadas para o desenvolvimento do trabalho. Os critérios de inclusão utilizados foram: artigos que abordaram a temática proposta, artigos na íntegra de 2018 a 2024. Já os critérios de exclusão foram artigos pagos, repetidos e sem relação com a temática proposta. Foram encontrados 30 artigos para a pesquisa e 5 selecionados após a leitura. RESULTADOS E DISCUSSÃOA revisão sistemática revelou a escassez de estudos sobre TEA em populações negras e vulneráveis, com poucos artigos focando na interseção entre racismo, vulnerabilidade e TEA. Dos 30 artigos identificados, apenas 5 abordaram diretamente essas questões. Os estudos destacam a falta de consideração das particularidades culturais e sociais dessas populações, o que pode resultar em diagnósticos inadequados e maiores desigualdades. Há uma necessidade urgente de mais pesquisas que integrem perspectivas raciais e de vulnerabilidade para garantir um atendimento equitativo. CONCLUSÃOConcluímos que há uma escassez de estudos sobre a interseção entre TEA, racismo e vulnerabilidade em populações negras, o que limita a compreensão de suas necessidades e pode gerar desigualdades no diagnóstico e tratamento. É crucial incentivar mais pesquisas que abordem essas interseções para assegurar um atendimento mais equitativo e culturalmente adequado.

  • Palavras-chave
  • Racismo, Saúde. Transtorno do Espectro Autista, Vulnerabilidade.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Resumos Simples: Área Multiprofissional Aberta a Todos os Públicos
Voltar Download
  • Resumo Simples: Ciências biológicas e biomédicas
  • Resumo Simples: Ciências da Saúde
  • Resumo Simples: Ciências da Educação
  • Resumo Simples: Ciências Humanas e Saúde Mental
  • Resumos Simples: Área Multiprofissional Aberta a Todos os Públicos
  • Resumo Expandido: Fisiologia Humana e Anatomia
  • Resumo Expandido: Ciências Humanas & Sociais
  • Resumo Expandido: Ciências biológicas e biomédicas
  • Resumo Expandido: Ciências da Educação
  • Resumo Expandido: Saúde Mental e Ciências da Saúde área Geral
  • Resumo Expandido: Área geral aberta a todos os amantes da ciência
  • Capítulo de livro: Ciências biológicas e biomédicas
  • Capítulo de livro: Ciências Humanas & Sociais
  • Capítulo de livro: ciências veterinárias
  • Capítulo de livro: Ciências da Saúde
  • Capítulo de livro: Ciências Humanas, Saude Mental & Social
  • Capítulo de livro: Ciências da educação e Linguagens
  • Capítulo de livro: Aberta a Todos os amantes da ciência

Comissão Organizadora

Editora Lion

Comissão Científica