Introdução: A utilização da tecnologia na educação infantil tem se mostrado essencial para aprimorar o aprendizado dos estudantes e apoiar o trabalho dos educadores. Embora existam desafios iniciais, como a necessidade de materiais pedagógicos adequados, o avanço tecnológico tem proporcionado transformações profundas nos métodos de ensino, possibilitando abordagens inovadoras. A interação entre tecnologia e alunos é crucial para otimizar o processo educativo, enquanto os educadores devem se adaptar e usar essas ferramentas de maneira estratégica, mantendo seu papel de mediadores do conhecimento e buscando um equilíbrio para atingir os objetivos pedagógicos. Objetivo: Incentivar o uso responsável e eficaz da tecnologia no desenvolvimento cognitivo e educacional das crianças. Metodologia: Este projeto de extensão acadêmica tem como objetivo aplicar o conhecimento universitário para beneficiar a comunidade externa, focando na análise do impacto das tecnologias no desenvolvimento cognitivo das crianças em uma comunidade ribeirinha. A intervenção será realizada por meio de encontros e palestras educativas. Resultados: A tecnologia pode impactar o desenvolvimento cognitivo das crianças de formas tanto positivas quanto negativas, dependendo de como é utilizada e de outros fatores, como o contexto cultural e o ambiente familiar. Em algumas etnias, a tecnologia é vista como uma ferramenta essencial para o aprendizado, promovendo acesso a conteúdos educativos e incentivando a exploração criativa. No entanto, em comunidades com acesso limitado, como as ribeirinhas, a introdução de tecnologias pode ser uma estratégia valiosa para suprir lacunas educacionais e melhorar a comunicação, embora desafios como a conectividade e a energia elétrica limitada precisem ser superados. Apesar dos benefícios, como o estímulo ao pensamento crítico e à aprendizagem personalizada, o uso excessivo de tecnologia pode prejudicar a saúde física e mental das crianças, contribuindo para o sedentarismo, problemas de postura, dificuldades cognitivas e prejuízos nas habilidades sociais. O tempo de tela prolongado pode comprometer a concentração e afetar o sono e a socialização, essencial para o desenvolvimento emocional e psicológico das crianças. Conclusão: Portanto, é fundamental encontrar um equilíbrio no uso da tecnologia, priorizando conteúdos educativos e estabelecendo limites de tempo para garantir que as crianças tenham a oportunidade de se envolver em atividades físicas, sociais e criativas que favoreçam um crescimento saudável e equilibrado. A supervisão dos pais é essencial para apoiar o uso consciente e promover o desenvolvimento cognitivo positivo.
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