A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO INFANTIL

  • Autor
  • Fernanda de Amorim Matias Rozeiras
  • Co-autores
  • Ana Paula de Oliveira Rodrigues Coutinho , Thayane Nunes de Souza , Clebson Brendwon Maciel Soares , Sanllay Nunes Araújo , Marcelo Rocha Vasconcelos , Rayane Martins Vasconcelos , Gabriela Soares Gonçalves Mendes
  • Resumo
  • Introdução: A utilização da tecnologia na educação infantil tem se mostrado essencial para aprimorar o aprendizado dos estudantes e apoiar o trabalho dos educadores. Embora existam desafios iniciais, como a necessidade de materiais pedagógicos adequados, o avanço tecnológico tem proporcionado transformações profundas nos métodos de ensino, possibilitando abordagens inovadoras. A interação entre tecnologia e alunos é crucial para otimizar o processo educativo, enquanto os educadores devem se adaptar e usar essas ferramentas de maneira estratégica, mantendo seu papel de mediadores do conhecimento e buscando um equilíbrio para atingir os objetivos pedagógicos. Objetivo: Incentivar o uso responsável e eficaz da tecnologia no desenvolvimento cognitivo e educacional das crianças. Metodologia: Este projeto de extensão acadêmica tem como objetivo aplicar o conhecimento universitário para beneficiar a comunidade externa, focando na análise do impacto das tecnologias no desenvolvimento cognitivo das crianças em uma comunidade ribeirinha. A intervenção será realizada por meio de encontros e palestras educativas. Resultados: A tecnologia pode impactar o desenvolvimento cognitivo das crianças de formas tanto positivas quanto negativas, dependendo de como é utilizada e de outros fatores, como o contexto cultural e o ambiente familiar. Em algumas etnias, a tecnologia é vista como uma ferramenta essencial para o aprendizado, promovendo acesso a conteúdos educativos e incentivando a exploração criativa. No entanto, em comunidades com acesso limitado, como as ribeirinhas, a introdução de tecnologias pode ser uma estratégia valiosa para suprir lacunas educacionais e melhorar a comunicação, embora desafios como a conectividade e a energia elétrica limitada precisem ser superados. Apesar dos benefícios, como o estímulo ao pensamento crítico e à aprendizagem personalizada, o uso excessivo de tecnologia pode prejudicar a saúde física e mental das crianças, contribuindo para o sedentarismo, problemas de postura, dificuldades cognitivas e prejuízos nas habilidades sociais. O tempo de tela prolongado pode comprometer a concentração e afetar o sono e a socialização, essencial para o desenvolvimento emocional e psicológico das crianças. Conclusão: Portanto, é fundamental encontrar um equilíbrio no uso da tecnologia, priorizando conteúdos educativos e estabelecendo limites de tempo para garantir que as crianças tenham a oportunidade de se envolver em atividades físicas, sociais e criativas que favoreçam um crescimento saudável e equilibrado. A supervisão dos pais é essencial para apoiar o uso consciente e promover o desenvolvimento cognitivo positivo.

  • Palavras-chave
  • Palavras-Chave: Desenvolvimento Cognitivo, Crianças, Tecnologia
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Resumo Simples: Ciências da Saúde
Voltar Download
  • Resumo Simples: Ciências biológicas e biomédicas
  • Resumo Simples: Ciências da Saúde
  • Resumo Simples: Ciências da Educação
  • Resumo Simples: Ciências Humanas e Saúde Mental
  • Resumos Simples: Área Multiprofissional Aberta a Todos os Públicos
  • Resumo Expandido: Fisiologia Humana e Anatomia
  • Resumo Expandido: Ciências Humanas & Sociais
  • Resumo Expandido: Ciências biológicas e biomédicas
  • Resumo Expandido: Ciências da Educação
  • Resumo Expandido: Saúde Mental e Ciências da Saúde área Geral
  • Resumo Expandido: Área geral aberta a todos os amantes da ciência
  • Capítulo de livro: Ciências biológicas e biomédicas
  • Capítulo de livro: Ciências Humanas & Sociais
  • Capítulo de livro: ciências veterinárias
  • Capítulo de livro: Ciências da Saúde
  • Capítulo de livro: Ciências Humanas, Saude Mental & Social
  • Capítulo de livro: Ciências da educação e Linguagens
  • Capítulo de livro: Aberta a Todos os amantes da ciência

Comissão Organizadora

Editora Lion

Comissão Científica