INTRODUÇÃO: Durante a pandemia da COVID-19 a educação sofreu um impacto profundo, especialmente no que diz respeito à educação inclusiva. Em Teresina-PI, observou-se que aproximadamente 39,2% dos estudantes que fazem parte do sistema de educação especial estão matriculados nos anos iniciais, com apenas 31,6% recebendo Atendimento Educacional Especializado. Dentre esses, 44,9% são crianças com autismo. OBJETIVO: Relatar os desafios enfrentados por estudantes de enfermagem durante um estágio de apoio à inclusão em um ambiente escolar pós-pandêmico. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, elaborado a partir da vivência de acadêmicos de enfermagem no estágio extracurricular de apoio à inclusão com crianças do ensino fundamental I, em uma escola pública de Teresina, Piauí, durante os meses de março a dezembro de 2022. RESULTADOS: A experiência evidenciou que os estudantes de enfermagem enfrentam desafios únicos no ambiente escolar pós-pandêmico durante o estágio de apoio à inclusão. Diante disso, percebeu-se a existência de um cenário de despreparo dos estagiários acerca do auxílio que se deve prestar as crianças com necessidades especiais, visto que, muitos graduandos não tiveram acesso às práticas educacionais essenciais à promoção da inclusão pelo processo pedagógico da matriz curricular da graduação de enfermagem, como também, pela ausência de suporte de formação do projeto de Atendimento Educacional Especializado. Isso incluiu a necessidade de adaptar as práticas de cuidados de saúde devido às medidas de segurança, lidar com a ansiedade e o estresse associados à incerteza da situação pandêmica, e garantir a inclusão de alunos com necessidades especiais, que enfrentaram dificuldades adicionais devido às restrições e mudanças nas rotinas escolares. CONCLUSÃO: A partir do relato de experiência ficou evidente a falta de preparo dos estagiários do projeto. Em vista disso, ressalta-se a necessidade de oferecer capacitação prévia a esses futuros profissionais antes de assumirem tais responsabilidades, por parte das instituições que oferecem esse tipo de atendimento.
ISBN registrado: 978-65-981095-2-3
Registro Doi: https://doi.org/10.55664/conad2023
Título: Primeiro Congresso NacionaL Multidisciplinar Acadêmico
Subtítulo: I° Conad
Formato: Livro Digital
Veiculação: Digital
Comissão Organizadora
Editora Lion Publication e Consultorias
Comissão Científica
Dr. Cristiano Sena, Diretor da Editora Lion Publication
Drª. Eduarda Albuquerque, Chefe de Edição
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