Introdução: Tendo em vista que, a equipe multiprofissional possui profissionais habilitados na área de saúde com o intuito de desenvolver estratégias e ações voltadas para as subjetividades de cada paciente, em casos de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) não é diferente, ou seja, é desenvolvido diagnóstico como forma de conhecer a criança e verificar qual método interventivo deve ser desenvolvido a fim de trazer resultados positivos nesse público. Objetivos: Compreender a perspectiva multiprofissional sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Objetivos específicos: explicar sobre Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH); identificar como funciona a perspectiva multiprofissional frente aos pacientes com TDAH; refletir acerca das intervenções multiprofissionais como forma de promover bem-estar aos pacientes com o transtorno. Métodos: A metodologia utilizada correspondeu ao método de revisão de literatura, assegurando maior análise acerca da temática investigada, sendo contemplado a inserção de pesquisas cientificas publicadas no período de 2019 a 2023, disponíveis nas plataformas Scielo; Lilacs e PubMed, buscando excluir artigos e demais trabalhos inferiores a 2019, além daqueles estudos cujos conteúdos não fossem a língua portuguesa, a qual dificultaria a leitura e análise crítico-reflexiva dos pesquisadores. Os descritores corresponderam: Perspectiva Multiprofissional; Intervenções multiprofissionais; TDAH. Resultados: O TDAH geralmente é manifestado na infância, por ser um distúrbio neurológico, é essencial os pais estarem atentos ao comportamento dos seus filhos, sendo alguns indícios referentes ao transtorno estão ligadas as dificuldades de finalizar, focar e iniciar uma atividade etc. Nesse sentido, a equipe multiprofissional irá fazer diagnóstico para verificar se de fato a criança possui o TDAH, analisando por meio dos relatos dos pais, professores e demais pessoas envolvidas, observar o comportamento da criança a partir de atividades implementadas, com o viés de fornecer o prognóstico conciso. Conclusão: O TDAH envolve a atuação de diferentes profissionais como forma de trabalhar de maneira multidisciplinar, viabilizando um contato maior, e, compreendendo o que deve ser priorizado em termos interventivos, visando a qualidade de vida desses pacientes. Assim, torna-se essencial o desenvolvimento de novos estudos na área, buscando elencar novos posicionamentos acerca de uma perspectiva multiprofissional sobre o TDAH.
ISBN registrado: 978-65-981095-2-3
Registro Doi: https://doi.org/10.55664/conad2023
Título: Primeiro Congresso NacionaL Multidisciplinar Acadêmico
Subtítulo: I° Conad
Formato: Livro Digital
Veiculação: Digital
Comissão Organizadora
Editora Lion Publication e Consultorias
Comissão Científica
Dr. Cristiano Sena, Diretor da Editora Lion Publication
Drª. Eduarda Albuquerque, Chefe de Edição
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