VULNERABILIDADE DA POPULAÇÃO NEGRA E POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA SAÚDE

  • Autor
  • Giuliana Daniela Vargas Sanchez
  • Co-autores
  • Leonardo Carlos Teodoro , Anangélica Silva Guimarães , Arthur Bassolli Larcher Lima , Daniel Correa Toledo , Fabiana Sambini da Rocha , Vinicius Ensslin Dutra
  • Resumo
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    Introdução: Tendo em vista que, as políticas educacionais na saúde possuem o intuito de promover articulação de ações e saberes pautadas na realidade da sociedade de maneira igualitária, a vulnerabilidade da população negra frente a essas demandas ainda enfrenta desafios pautados em acesso a informações, orientações e demais métodos interventivos. Objetivos: Geral: Abordar sobre a vulnerabilidade da população negra frente as políticas educacionais na saúde. específicos: Explicar sobre as políticas educacionais na saúde; identificar os desafios enfrentados pela população negra frente as políticas educacionais na saúde; compreender como as políticas educacionais na saúde; refletir como as políticas educacionais na saúde são imprescindíveis para reduzir a vulnerabilidade da população negra. Métodos: A revisão de literatura foi o método utilizado, sendo inserido pesquisas de autores com artigos publicados no período de 2019 a 2023 disponíveis nas plataformas digitais: Scielo; Lilacs e PubMed, buscando excluir trabalhos inferiores a 2019 e aqueles cujo conteúdo não apresentassem relação com os descritores: Promoção em saúde; População negra; Políticas educacionais na saúde. Resultados: As políticas educacionais na saúde devem ocorrer de maneira assertiva, a fim de contemplar a população negra, ofertando promoção em saúde, viabilizando sanar dúvidas, assim como também promover palestras baseadas nas subjetividades. Porém, a falta de diálogo, planejamento, ações que possam erradicar ou até mesmo reduzir a vulnerabilidade da população negra, é evidenciado ainda hoje, pois, existem desafios enfrentados por esse público devido à falta de acesso a assistência humanizada e multiprofissional, ações diretas e integrais, das quais contemplem a sua conscientização acerca de patologias, proteção etc., demonstrando-se um impasse a qual não deveriam ocorrer, pois, as políticas de saúde devem ser ofertados e planejadas baseado na realidade atual sem distinção. Conclusão: A falta de políticas educacionais na saúde a qual possa contemplar a população negra, faz com que essas pessoas não usufruam dos serviços ofertados pelos sistemas de saúde, pois, a falta de planejamento, orientações e demais assistências das quais não deveriam ocorrer, torna-se a população negra mais vulnerável, sendo este uma problemática agravante na atualidade. E com isso, torna-se essencial o desenvolvimento de novos estudos acerca do tema.

  • Palavras-chave
  • Promoção em saúde; População negra; Políticas educacionais na saúde.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Resumo Simples: multidisciplinar aberta a todas as áreas e formações
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ISBN registrado: 978-65-981095-2-3

Registro Doi: https://doi.org/10.55664/conad2023

Título:  Primeiro Congresso NacionaL Multidisciplinar Acadêmico 

Subtítulo: I° Conad 

Formato:  Livro Digital 

Veiculação:  Digital 

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  • Capítulo de livro: Saúde mental e afins
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