Transtorno do Espectro Autista (TEA): Intervenções Psiquiátricas Precoces

  • Autor
  • Tarcísio Avancini Alves
  • Co-autores
  • Anna Claudia Mello, Nayra Lurian Nascimento de Souza, Lilian Façanha da Silva Amorim, Marya Eduarda Lima Santos , Kadyja Ferraz de Melo, Emille Flávia Barros Matos, Alexandre José Olyntho de Almeida Filho, Alexandra Brandão dos Santos , Letícia Vitória Velasco Galdino, Mariana Carrijo Oliveira, Laila Cristina Nunes da Silva, Maria Luiza de Oliveira Nery, Sasha Thallia Rocha Mendes , Lara Raisa Neves Figueiredo Correia, Pedro Henrique Ribeiro
  • Resumo
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    RESUMO

    O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição do neurodesenvolvimento caracterizada por déficits persistentes na comunicação social, na interação social e pela presença de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. Esses sintomas podem manifestar-se de diversas formas e em diferentes graus de severidade, o que leva à classificação do TEA como um espectro. As características do transtorno se tornam evidentes geralmente na primeira infância, e sua prevalência tem aumentado nas últimas décadas, levantando preocupações sobre os fatores ambientais, genéticos e neurológicos associados. Intervenções realizadas nos primeiros anos de vida e na vida adulta podem não apenas mitigar os sintomas, mas também melhorar as habilidades sociais e a qualidade de vida das crianças afetadas. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, a qual investigou sobre o manejo precoce do TEA, para avaliar segurança e eficácia terapêutica, pela coleta de dados nas plataformas PubMed, LILACS, Periódicos CAPES, EMBASE e Scielo, dos últimos 5 anos. Assim, os achados sugerem um caminho promissor para o avanço nas intervenções precoces em TEA, embora ainda haja uma necessidade premente de mais pesquisas. Investigações futuras devem focar em ensaios clínicos com amostras maiores e na comparação direta de diferentes abordagens de intervenção, assim como na identificação de fatores que possam moderar ou mediar os resultados. Além disso, a exploração de estratégias que incorporem as preferências familiares e contextos culturais pode contribuir para a eficácia e aceitação das intervenções, potencializando os resultados positivos para crianças e adultos com TEA e suas famílias.

     

     

     

     

     

     

     

  • Palavras-chave
  • Psiquiatria; Autismo; Intervenções, Transtorno.
  • Modalidade
  • Mesa redonda
  • Área Temática
  • Capítulo de livro: Ciências da Saúde: Área geral
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ISBN registrado: 978-65-981095-2-3

Registro Doi: https://doi.org/10.55664/conad2023

Título:  Primeiro Congresso NacionaL Multidisciplinar Acadêmico 

Subtítulo: I° Conad 

Formato:  Livro Digital 

Veiculação:  Digital 

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