Objetivos: O presente relato tem como fundamento apresentar uma abordagem de ensino pautada no uso de jogos online na plataforma “Kahoot!”, durante encontros de monitoria, para a difusão de conhecimentos de imunologia, além de relatar os impactos e benefícios obtidos em relação à facilitação do estudo de imunologia em comparação com o estudo tradicional, pautado nas aulas expositivas.
Métodos: O relato se pautou nas experiências vivenciadas no período de Janeiro a Junho de 2022 no programa de monitoria do 2° semestre do curso de Medicina da UNIFOR. Além disso, foram consideradas as opiniões dos estudantes referentes ao impacto no processo de ensino-aprendizagem ao se utilizar uma abordagem de ensino pautado em jogos online sobre Imunologia na Plataforma Kahoot!.
Resultados: Durante o período de 6 meses no programa de monitoria do 2° semestre do curso de Medicina da UNIFOR, foi decidido entre os monitores, adotar um modelo de ensino em que houvesse maior participação ativa do estudante no processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, poderia contribuir da melhor maneira para a construção de raciocínio e para consolidação de conhecimentos sobre o tema de imunologia, dito como complicado em virtude da grande quantidade de interleucinas e receptores essenciais para a comunicação celular. Tendo considerado isso, os encontros com o uso de jogos online sobre imunologia na Plataforma Kahoot! se mostraram atrativos, deixando a comunicação com os estudantes do 2° semestre mais dinâmica além de possibilitar a difusão de conhecimentos de forma mais descontraída, diferentemente, muitas vezes, do ambiente em que há apenas aulas expositivas, vistas, por muitos estudantes, como bastante cansativas e monótonas. Além disso, com a ajuda dos jogos on-line, possibilitou-se também a construção de um ambiente competitivo, em que cada pergunta sobre temas da imunologia contemplada pela Plataforma Kahoot! valia pontos. A partir disso, no final, quem obtivesse a maior pontuação ganharia o jogo apresentado. Isso, evidentemente, contribuiu ainda mais para a maior participação dos estudantes, os quais se viam mais interessados pelo processo de ensino-aprendizagem mais descontraído. Como consequência, muitos alunos do 2° semestre do curso de Medicina, que anteriormente viam a imunologia como um conteúdo de grande dificuldade, relataram ter seu raciocínio mais direcionado e facilitado, contribuindo para a melhoria do estudo e desempenho acadêmico.
Conclusão: Ancorado nas experiências e opiniões positivas relatadas sobre os jogos on-line de imunologia na plataforma Kahoot!, pode-se inferir que a metodologia ativa desenvolvida no programa de monitoria, ao possibilitar uma ressignificação do ensino pautado em jogos on-line, contribuiu para criação de um ambiente descontraído e atrativo, facilitando a obtenção de conhecimentos sobre temas de imunologia e estimulando o raciocínio crítico acerca do que é apreendido.
A Associação Médica Cearense, federada da Associação Médica Brasileira no estado do Ceará, conta hoje com cerca de 5.200 associados e tem como missão representar seus associados juntos as entidades públicas e privadas, agregando, valorizando e fortalecendo a categoria no âmbito político, cientifico, cultural e social.
No âmbito científico, a entidade realiza anualmente o Outubro Médico, evento que por objetivo produzir conhecimentos na área médica e a integração entre as especialidades médicas, estimulando o ensino, a pesquisa e as investigações científicas na área médica e no campo da saúde. Colaborando assim para o aperfeiçoamento e atualização de profissionais.
A trigésima terceira edição será realizado no período de 13 a 15 de outubro de 2022 nas instalações da Faculdade Unichristus.
A expectativa é contarmos com cerca de 800 participantes, entre acadêmicos e profissionais da área de saúde (Médicos, residentes, estudantes, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Farmacêuticos, Psicólogos e outros).
O evento ressalta a “integração” como palavra chave, especialmente por acreditarmos que a excelência do evento dar-se-á pela adesão das Sociedades e Entidades Médicas e ao esforço conjunto da Comissão Organizadora.
ORIENTAÇÕES GERAIS
Comissão Científica
Roberto Ribeiro Maranhao
Maria Sidneuma Melo Ventura
José Nazareno de Paula Sampaio