EDUCAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE SOBRE ABORDAGEM DAS DEMÊNCIAS

  • Autor
  • Sofia Rodrigues Alencar
  • Co-autores
  • Matheus Nogueira Sales Santiago , Michael Brendo Amaro Aires , Ana Lívia Aguiar Nocrato , Louise Pamplona Bedê Mezzedimi , Francisca Virginia de Sousa Furtado
  • Resumo
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    TÍTULO: EDUCAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE SOBRE ABORDAGEM DAS DEMÊNCIAS

    Autores: Sofia Rodrigues Alencar*, Matheus Nogueira Sales Santiago, Michael Brendo Amaro Aires, Ana Lívia Aguiar Nocrato, Louise Pamplona Bedê Mezzedimi, Francisca Virginia de Sousa Furtado

    Instituição: Faculdade de Medicina Unichristus, Ceará

    Introdução: A demência consiste em uma síndrome causada por uma disfunção cerebral, caracterizada pela alteração de múltiplas funções como memória, pensamento, orientação, compreensão, linguagem, capacidade de aprendizado e de tomar decisões, juntamente com o declínio cognitivo. Essa patologia é considerada uma doença crônica não transmissível (DCNT), as quais, com o aumento da expectativa de vida, vêm adquirindo maior prevalência. A expectativa é de que o Brasil, até 2025, seja o sexto país em número de idosos, e, dentre eles, haja uma considerável parcela de portadores de doença crônica não transmissível (DCNT), sendo a demência considerada uma das patologias mais prevalentes.

    O comprometimento cognitivo é, geralmente, subdiagnosticado dentro do sistema de saúde, sendo os médicos da Atenção Primária à Saúde (APS) fundamentais para identificar os primeiros sinais de declínio cognitivo, possibilitando o diagnóstico precoce. Nesse contexto, é fundamental promover orientações para capacitação e educação continuada sobre demência para profissionais da saúde da Atenção Primária, a fim de proporcionar um melhor acompanhamento e aumentando qualidade de vida para a população diagnosticada.

    Métodos: Trata-se de um estudo de revisão de literatura. As bases de dados para o estudo sobre a educação para profissionais da saúde na abordagem de pacientes com demência foram: Web of Science e National Library Online (PubMed/Medline), Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Google Acadêmico e Biblioteca virtual em Saúde utilizando os descritores Education AND Primary Health Care AND Dementia listados nas ferramentas MeSH (Medical Subject Heading) e nos descritores em Ciências da Saúde (DECs).

    Foram escolhidos artigos a partir do ano de 2018, nos idiomas português, inglês e espanhol para a revisão. Após análise, foram selecionados 5 artigos.

    Objetivos: O estudo tem como objetivo obter um entendimento sobre a importância da capacitação de profissionais da saúde sobre o manejo dos pacientes com demência.

    Resultados: Após a revisão, foi visto que foi definido um conjunto exclusivo de recomendações para o cuidado com pessoas que vivem com demência, tendo sido desenvolvidas estratégias educacionais para a capacitação de profissionais, com estímulo aos treinamentos de Estudos Interprofissionais (EIP), devendo-se priorizar de forma interventiva a realização de atividades físicas, bem como a alimentação, pois diminuem outros fatores de risco. Assim, os profissionais como educador físico e nutricionista recebem destaque, demonstrando que treinamento envolvendo várias categorias profissionais enriquecem e são fundamentais na melhoria da capacitação e educação continuada na Atenção Primária dos profissionais que fazem acompanhamento dos pacientes com demência. Na revisão foi evidenciada também a importância de envolver as partes interessadas na concepção educacional acerca do tema proposto.

    Conclusão: O estudo revela a importância de uma combinação de estratégias educacionais adotadas junto às equipes da APS, envolvendo a adaptação das diretrizes existentes, a fim de promover uma capacitação mais adequada aos profissionais de saúde e melhorar a qualidade de vida dos pacientes com demência.

     

  • Palavras-chave
  • SAÚDE, EDUCAÇÃO, DEMÊNCIA
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Medicina de Família e Comunidade
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A Associação Médica Cearense, federada da Associação Médica Brasileira no estado do Ceará, conta hoje com cerca de 5.200 associados e tem como missão representar seus associados juntos as entidades públicas e privadas, agregando, valorizando e fortalecendo a categoria no âmbito político, cientifico, cultural e social.

No âmbito científico, a entidade realiza anualmente o Outubro Médico, evento que por objetivo produzir conhecimentos na área médica e a integração entre as especialidades médicas, estimulando o ensino, a pesquisa e as investigações científicas na área médica e no campo da saúde. Colaborando assim para o aperfeiçoamento e atualização de profissionais.

A trigésima terceira edição será realizado no período de 13 a 15 de outubro de 2022 nas instalações da Faculdade Unichristus.

A expectativa é contarmos com cerca de 800 participantes, entre acadêmicos e profissionais da área de saúde (Médicos, residentes, estudantes, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Farmacêuticos, Psicólogos e outros).

O evento ressalta a “integração” como palavra chave, especialmente por acreditarmos que a excelência do evento dar-se-á pela adesão das Sociedades e Entidades Médicas e ao esforço conjunto da Comissão Organizadora.

ORIENTAÇÕES GERAIS

  • Podem ser inscritos trabalhos da área de saúde: Clinica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, medicina de família e comunidade;
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  • O Apresentador do trabalho deverá estar inscrito no evento;
  • Cada participante poderá enviar até 03 (três) trabalhos científicos, o mesmo vale para coautor;
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