AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E MOTIVACIONAL COM MULHERES COM O CÂNCER DE MAMA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA INICIATIVA DE ACADÊMICOS DE MEDICINA
Manuela Simião Cidrão*; Éllidy de Lima Melo; Rita de Queiroz Lima Neta; Gerdson Lima de Souza; Natália Raissa Sousa da Silva; Cleoneide Paulo Oliveira Pinheiro
Faculdade de Medicina Estácio Idomed Quixadá - Ceará
INTRODUÇÃO: O câncer de mama é considerado o segundo tipo de neoplasia mais frequente no Brasil e é a principal causa de mortalidade por neoplasia entre as mulheres, essencialmente por ser diagnosticado em estádios avançados. Faz-se imperativo, capacitar as mulheres quanto aos riscos da doença e envolver essas mulheres em todo o processo saúde-doença. OBJETIVO: Relatar a experiência da realização de ações de educação em saúde e motivacional com mulheres com câncer de mama. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descrito, relato de experiência. A ação foi desenvolvida nas instalações de uma Faculdade de Medicina do município de Quixadá-CE. Participaram 20 mulheres de diferentes faixas etária, condição social, conjugal e religiosa, todas membros da Associação de Mulheres mastectomizadas daquele município, operadas por câncer de mama, além dos docentes, colaboradores e acadêmicos de Medicina da Instituição. Foi realizada roda de conversa utilizando-se de meios interativos com demonstrações de técnicas, simulação com manequins, modelos de mamas, atividades lúdicas, recreativas, além da prestação de serviços e cuidados com a saúde. RESULTADOS: A experiência relatada com metodologias ativas e recursos instrucionais, com uma linguagem simples e de fácil compreensão, considera-se ter sido efetivo para desenvolver mais domínio das mulheres sobre o tema e a busca do autocuidado. CONCLUSÃO: É de valia ações de Educação em saúde para a promoção da saúde e a prevenção de doenças, através do favorecimento de mudanças e adoção de hábitos saudáveis de vida. Recomenda-se a valorização e a realização de iniciativas dessa natureza, visto também ser engrandecedor na formação profissional dos acadêmicos.
Palavras-chaves: Saúde da Mulher; Câncer de mama; Educação em Saúde.
A Associação Médica Cearense, federada da Associação Médica Brasileira no estado do Ceará, conta hoje com cerca de 5.200 associados e tem como missão representar seus associados juntos as entidades públicas e privadas, agregando, valorizando e fortalecendo a categoria no âmbito político, cientifico, cultural e social.
No âmbito científico, a entidade realiza anualmente o Outubro Médico, evento que por objetivo produzir conhecimentos na área médica e a integração entre as especialidades médicas, estimulando o ensino, a pesquisa e as investigações científicas na área médica e no campo da saúde. Colaborando assim para o aperfeiçoamento e atualização de profissionais.
A trigésima terceira edição será realizado no período de 13 a 15 de outubro de 2022 nas instalações da Faculdade Unichristus.
A expectativa é contarmos com cerca de 800 participantes, entre acadêmicos e profissionais da área de saúde (Médicos, residentes, estudantes, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Farmacêuticos, Psicólogos e outros).
O evento ressalta a “integração” como palavra chave, especialmente por acreditarmos que a excelência do evento dar-se-á pela adesão das Sociedades e Entidades Médicas e ao esforço conjunto da Comissão Organizadora.
ORIENTAÇÕES GERAIS
Comissão Científica
Roberto Ribeiro Maranhao
Maria Sidneuma Melo Ventura
José Nazareno de Paula Sampaio