Mariana Jales Moura; Maria Luiza Medeiros Faria; Lygia Pessoa Leal; Anair Holanda Cavalcante; Kilvia Maria Albuquerque
Universidade de Fortaleza
Objetivos: Objetivamos relatar uma intervenção em sala de espera acerca da hipertensão arterial, realizada em uma unidade básica de saúde de Fortaleza. Nela, buscamos promover um diálogo em torno da definição, riscos, prevenção da hipertensão arterial sistêmica (HAS).
Método: Realizamos salas de espera com os usuários da unidade, utilizando a abordagem educativa sociocultural, uma metodologia dialógica e promotora de reflexão. Neste contexto, apresentamos afirmações acerca da HAS para os presentes. Os participantes receberam placas verdes e vermelhas, as quais erguiam conforme julgassem a afirmativa verdadeira ou falsa. Após cada pergunta, perguntamos as suas experiências prévias, usando as informações dadas para esclarecer dúvidas. Após a dinâmica, distribuímos panfletos sobre sintomas, riscos, prevenção e tratamento.
Resultados: Apesar do fluxo constante de pessoas, os usuários revelaram-se participativos, inclusive compartilhando vivências pessoais, havendo adesão à dinâmica. Observamos que pessoas que não estavam participando da dinâmica, posteriormente procuraram para tirar dúvidas. Além disso, vários usuários demonstraram interesse nos panfletos.
Conclusão: Concluímos que muitos usuários, apesar de não saberem definir a HAS, possuíam conhecimentos prévios sobre a doença, indicando alguns cuidados de promoção em saúde. Ainda, devido a metodologia utilizada, houve boa interação entre os participantes. Ademais, vários usuários quiseram levar panfletos para outrem, mostrando o papel da população nas ações de educação em saúde. Finalmente a prática contribuiu na nossa formação médica, desenvolvendo habilidades de comunicação e de condução de práticas de educação em saúde.
A Associação Médica Cearense, federada da Associação Médica Brasileira no estado do Ceará, conta hoje com cerca de 5.200 associados e tem como missão representar seus associados juntos as entidades públicas e privadas, agregando, valorizando e fortalecendo a categoria no âmbito político, cientifico, cultural e social.
No âmbito científico, a entidade realiza anualmente o Outubro Médico, evento que por objetivo produzir conhecimentos na área médica e a integração entre as especialidades médicas, estimulando o ensino, a pesquisa e as investigações científicas na área médica e no campo da saúde. Colaborando assim para o aperfeiçoamento e atualização de profissionais.
A trigésima terceira edição será realizado no período de 13 a 15 de outubro de 2022 nas instalações da Faculdade Unichristus.
A expectativa é contarmos com cerca de 800 participantes, entre acadêmicos e profissionais da área de saúde (Médicos, residentes, estudantes, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Farmacêuticos, Psicólogos e outros).
O evento ressalta a “integração” como palavra chave, especialmente por acreditarmos que a excelência do evento dar-se-á pela adesão das Sociedades e Entidades Médicas e ao esforço conjunto da Comissão Organizadora.
ORIENTAÇÕES GERAIS
Comissão Científica
Roberto Ribeiro Maranhao
Maria Sidneuma Melo Ventura
José Nazareno de Paula Sampaio