Objetivos: O infarto agudo do miocárdio é uma doença com elevada morbidade e mortalidade, que pode ser decorrente a variados fatores etiológicos. Um que representa 8-9% dos casos seria a lesão do tronco de coronária esquerda, que ainda é pouco conhecido na literatura médica. Desse modo, este trabalho procura relatar um caso de um paciente que sofreu um infarto agudo do miocárdio decorrente de uma obstrução do tronco de coronária esquerda no Hospital Dr Carlos Alberto Studart Gomes, localizado na região de Messejana da cidade de Fortaleza-CE. Relato de caso: Paciente procurou ajuda por se queixar de uma dor torácica típica com irradiação para membro superior esquerdo, sem relação com esforço, associado a dispnéia. Relatou 2 episódios semelhantes dias antes da admissão, com saturação de oxigênio 80% e taquipneia, com melhora após uso de medicação. Na investigação em outros hospitais, apresentou teste de troponina positivo e referiu que no dia 22/08/2022 havia realizado um cateterismo cujo resultado foi uma lesão crítica em coronariana esquerda e direita. Então, ele foi discutido pela equipe de hemodinâmica para ser encaminhado ao hospital de referência Cardiovascular devido a falta de material para angioplastia. Sendo admitido assintomático no hospital Dr. Carlos Albert Studart Gomes no dia 26/08/2022, para melhor investigação desta patologia, com relato de uma dor torácica típica com picos pressóricos e alterações no eletrocardiograma no dia 2 de setembro do mesmo ano, tendo relatado ter realizado uma embolização em 04/09/2022 com resolução do problema. Atualmente, o paciente ainda segue vigiado e precisa de um auxiliador para andar, mas toma banho e faz suas necessidades sozinho. No exame físico, apresentou paresia espástica no membro superior direito (sequela de Acidente Vascular Cerebral prévio), sem alterações significativas cardíacas, com pressão de 129 x 48 (72) mmHg e frequência cardíaca de 62 bpm. Em uso de clonazepam. bupropiona e fenobarbital. No dia 13/09/2022, realizou um stent para melhor visualização e apresentou tronco da coronária esquerda calibroso com lesão grave (90%) no terço distal. descendente anterior acometida por doença ateroscleratica desde o óstio até o terço médio ocasionando redução luminal grave (70-80%) no terço proximal em bifurcação com primeiro diagonal. Angioplastia com balão e implante de stents em tronco de coronária esquerda e diagonal ascendente proximal, guiadas por ultrassom intracoronário, com sucesso, mantendo ainda em vigilância antes de receber alta definitivamente. Conclusão: foi um caso em que um paciente apresentou os sintomas típicos de um infarto agudo do miocárdio e sua etiologia foi lesão crítica do tronco coronariana. O manejo em hospital de referência foi bem sucedido com uma angioplastia.
A Associação Médica Cearense, federada da Associação Médica Brasileira no estado do Ceará, conta hoje com cerca de 5.200 associados e tem como missão representar seus associados juntos as entidades públicas e privadas, agregando, valorizando e fortalecendo a categoria no âmbito político, cientifico, cultural e social.
No âmbito científico, a entidade realiza anualmente o Outubro Médico, evento que por objetivo produzir conhecimentos na área médica e a integração entre as especialidades médicas, estimulando o ensino, a pesquisa e as investigações científicas na área médica e no campo da saúde. Colaborando assim para o aperfeiçoamento e atualização de profissionais.
A trigésima terceira edição será realizado no período de 13 a 15 de outubro de 2022 nas instalações da Faculdade Unichristus.
A expectativa é contarmos com cerca de 800 participantes, entre acadêmicos e profissionais da área de saúde (Médicos, residentes, estudantes, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Farmacêuticos, Psicólogos e outros).
O evento ressalta a “integração” como palavra chave, especialmente por acreditarmos que a excelência do evento dar-se-á pela adesão das Sociedades e Entidades Médicas e ao esforço conjunto da Comissão Organizadora.
ORIENTAÇÕES GERAIS
Comissão Científica
Roberto Ribeiro Maranhao
Maria Sidneuma Melo Ventura
José Nazareno de Paula Sampaio