Objetivos
Relatar a experiência de acadêmicos de Medicina em participar voluntariamente das atividades da campanha da Semana Nacional do Diabetes, ação voltada para a educação em saúde e para a conscientização dos pacientes diabéticos acompanhados no local acerca do diabetes e das suas complicações, em um centro de referência secundário do SUS em Fortaleza, Ceará. Demonstrar a relevância dessa experiência para o aprendizado dos estudantes de Medicina.
Relato de experiência
O evento ocorreu entre 27 a 30 de junho de 2022, no referido centro, e voltou-se para a educação em saúde e para a conscientização dos pacientes diabéticos acerca do diabetes e das suas complicações. A programação educativa incluiu temas relacionados à prevenção de complicações do diabetes, como (1) a nefropatia, que foi seguida por coleta de urina para triagem de albuminúria, (2) a retinopatia, seguida por triagem da doença feita com um retinógrafo portátil, (3) a cardiopatia diabética, com medida de pressão arterial e ECG, e (4) a neuropatia, com testes de triagem para pé diabético. Ademais, foram abordados outros temas, como os tipos de diabetes e o tratamento para cada um deles, a forma correta de armazenar insulina e o papel do autocuidado no tratamento do diabetes, destacando, entre outros fatores, a importância da atividade física. Após as palestras, os pacientes espectadores receberam panfletos dos acadêmicos com as informações gerais que haviam sido abordadas nas palestras e foram submetidos aos testes de rastreamento de complicações crônicas do diabetes. Os estudantes acompanharam todas as atividades, desde as palestras educativas aos procedimentos de triagem das complicações. Também foi dada a oportunidade aos acadêmicos de (1) acompanhar as consultas da equipe multidisciplinar, a qual inclui enfermagem, nutrição, endocrinologia, cardiologia e oftalmologia, e de (2) auxiliar na execução dos testes de triagem. Essas ações permitiram aos estudantes uma melhor compreensão das etapas envolvidas no tratamento de pacientes diabéticos, desde a abordagem técnica à importância da educação em saúde como promotora de mudanças comportamentais fundamentais para o autocuidado e o tratamento da doença.
Conclusão
A participação dos acadêmicos nas atividades da Semana do Dia Nacional do Diabetes gerou diversos aprendizados para os estudantes voluntários, não só quanto a conteúdos teóricos e práticos sobre diabetes e suas complicações, mas também sobre a importância da educação em saúde e a forma correta de comunicação com os pacientes. Além disso, o evento destacou a relevância da equipe multidisciplinar na abordagem do paciente com diabetes e da participação do paciente nas decisões do seu tratamento.
A Associação Médica Cearense, federada da Associação Médica Brasileira no estado do Ceará, conta hoje com cerca de 5.200 associados e tem como missão representar seus associados juntos as entidades públicas e privadas, agregando, valorizando e fortalecendo a categoria no âmbito político, cientifico, cultural e social.
No âmbito científico, a entidade realiza anualmente o Outubro Médico, evento que por objetivo produzir conhecimentos na área médica e a integração entre as especialidades médicas, estimulando o ensino, a pesquisa e as investigações científicas na área médica e no campo da saúde. Colaborando assim para o aperfeiçoamento e atualização de profissionais.
A trigésima terceira edição será realizado no período de 13 a 15 de outubro de 2022 nas instalações da Faculdade Unichristus.
A expectativa é contarmos com cerca de 800 participantes, entre acadêmicos e profissionais da área de saúde (Médicos, residentes, estudantes, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Farmacêuticos, Psicólogos e outros).
O evento ressalta a “integração” como palavra chave, especialmente por acreditarmos que a excelência do evento dar-se-á pela adesão das Sociedades e Entidades Médicas e ao esforço conjunto da Comissão Organizadora.
ORIENTAÇÕES GERAIS
Comissão Científica
Roberto Ribeiro Maranhao
Maria Sidneuma Melo Ventura
José Nazareno de Paula Sampaio