TREINAMENTO NÃO CURRICULAR EM ULTRASSONOGRAFIA REALIZADO POR ESTUDANTES DE MEDICINA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Rafael Tito Pereira Sobreira
  • Co-autores
  • Andressa Sobral Uchoa , Mariana Martins Guanabara , Laís Vitória Lima Linhares
  • Resumo
  • Introdução: O diagnóstico por imagem vem sendo bastante utilizado em metodologia de ensino ativo, nos últimos anos, em instituições acadêmicas de medicina com o objetivo de contribuir para o conhecimento em radiologia, anatomia e fisiopatologia de acadêmicos de medicina. A partir disso, a ultrassonografia tem sido destaque como um método eficaz para a visualização de estruturas anatômicas, tendo em vista a qualidade da imagem e a portabilidade dos equipamentos, tornando-se uma importante ferramenta no processo de ensino-aprendizagem médico. Nesse contexto, destaca-se a importância do contato de acadêmicos de medicina com a prática do diagnóstico por imagem, com predomínio da ultrassonografia, durante o período da graduação. Objetivos: O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência sobre um treinamento não curricular realizado por estudantes de medicina de instituição de ensino superior e membros da Liga de Radiologia e Diagnóstico por Imagem do curso de medicina em uma clínica-escola de pós-graduação em ultrassonografia. Métodos: Este trabalho se trata de um relato de experiência sobre um projeto de extensão de educação em saúde realizado por acadêmicos de medicina de uma instituição de ensino superior. O projeto consta de um treinamento não curricular supervisionado por médicos especializados em Radiologia e Diagnóstico por Imagem ou em Ultrassonografia, sendo realizado em uma clínica-escola de pós-graduação em ultrassonografia, com carga horária de 240 horas por ano. Durante o treinamento são realizadas diversos tipos de atividades, tais como: aulas teóricas e práticas, sessões clínicas e produção de artigos científicos. Resultados: A partir de reflexões individuais e de discussões em grupos realizadas pelos estudantes de medicina e pelos supervisores que participam do projeto de extensão em questão, foi observado o quão engrandecedor é o treinamento para todos os participantes. Para os supervisores, é uma oportunidade de ensinar e de praticar habilidades da docência, além de ser uma porta de entrada para muitos alunos de medicina que queiram ingressar na escola de ultrassonografia futuramente como pós-graduandos. Para os alunos de medicina que participam do treinamento, é uma oportunidade de conhecer e de praticar a ultrassonografia, um método de diagnóstico por imagem que vem ganhando cada vez mais espaço em diversas especialidades médicas, não sendo uma ferramenta diagnóstica exclusiva dos radiologistas. Além disso, os estudantes têm a oportunidade de participarem de sessões clínicas com os médicos supervisores e de discutirem os casos clínicos vistos nos momentos de aulas práticas. Conclusão: Assim, observou-se que o treinamento não curricular em ultrassonografia realizado por estudantes de medicina é uma oportunidade única de aprender sobre a prática em ultrassonografia e sobre a interpretação de imagens com médicos radiologistas e ultrassonografistas. Ademais, é uma oportunidade de desenvolver o raciocínio clínico e a oratória durante as sessões clínicas realizadas. Logo, o treinamento deve ser incentivado e aproveitado pelos membros da liga.

  • Palavras-chave
  • “Ultrassonografia”, “Supervised internship”, “Educação Médica”.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Área da Saúde
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O OUTUBRO MÉDICO é um evento multidisciplinar realizado pela Associação Médica Cearense - AMC e carrega em seu histórico tradição e qualidade na programação científica formada por conferências e tutoriais que são apresentados por renomados especialistas e importantes autoridades médicas, possibilitando assim a atualização dos profissionais e acadêmicos de toda nossa região.

Abordando vários temas, o evento dará enfoque tanto aos fundamentos teóricos quanto às aplicações práticas e profissionais utilizados atualmente no dia a dia do médico.

O OUTUBRO MÉDICO chegou a sua XXXIV EDIÇÃO consolidando a importância do evento para a classe, onde o objetivo é discutir a saúde com foco em temas de grande relevância para a saúde.

Nesta edição, contaremos com o Point do Cooperativismo - SOU + COOP, que assim como na edição anterior, os participantes terão a oportunidade de conhecer melhor o modelo de negócio que mais cresce no mundo e ainda ter acesso direto a algumas das maiores cooperativas médicas do estado.

ORIENTAÇÕES GERAIS

  • Podem ser inscritos trabalhos da área de saúde;
  • Cada TRABALHO, deverá ter no mínimo um autor inscrito no Congresso e estar de acordo com as normas exigidas;
  • O autor inscrito responsável pelo envio do trabalho, automaticamente, será o autor principal, sendo os demais co-autores.
  • Cada participante poderá enviar até 03 (três) trabalhos científicos, o mesmo vale para co-autor;
  • Quantidade máxima de autores por trabalho - 6 (seis), incluindo o orientador;
  • Um dos co-autores deverá ser o orientador, devendo este ocupar a última posição da relação de co-autores;
  • Data para recebimento de trabalho científico: Até 06/10/2023.
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Presidente XXXIV OUTUBRO MÉDICO

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Presidente da Associação Médica Cearense

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Diretor Financeiro

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