Objetivo: aprender como um processo seletivo baseado em uma situação-problema simulada colabora para o desenvolvimento de competências na formação médica.
Relato de experiência: o uso de situações-problema para o desenvolvimento de competências durante a formação médica proporciona um processo dinâmico de aprendizagem, estimulando a autonomia e a capacidade na condução de intervenções baseadas nas necessidades e nos problemas, especialmente quando comparamos com modelos tradicionais de ensino. Tendo como base a importância de utilizar estratégias pedagógicas participativas e contextualizadas, foi utilizada situação-problema no processo seletivo de uma liga acadêmica de Saúde da Família e Atenção Primária à Saúde (APS) de uma Instituição de Ensino Superior privada da cidade de Fortaleza, Ceará. O processo seletivo foi estruturado em três etapas a seguir: preenchimento de um google forms, citando o porquê do interesse na liga, apresentação de uma proposta de projeto voltado à APS para ser realizada durante o período de atuação e, por fim, uma entrevista on-line com os selecionados para conhecê-los melhor e, a partir disso, apresentar-lhes um exemplo de situação-problema comumente acompanhado na APS. A estratégia de uso da situação-problema foi de uma família em estado de vulnerabilidade social, com problemas que versavam sobre dificuldade de acesso aos serviços de saúde na APS, violência doméstica, etilismo e problemas com os filhos adolescentes. Após a leitura do caso, cada aluno concorrente deveria traçar as possíveis intervenções que a equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) poderia conduzir no contexto da APS, perante as necessidades da família.
Conclusão: o uso de uma situação-problema no processo seletivo foi de suma importância, visto que torna a seleção mais dinâmica e incentiva a pesquisa e o aprendizado baseado em situações reais. Tal conjuntura contribui para o resgate de conhecimentos prévios, desenvolve o senso crítico e reflexivo, que são essenciais na formação médica, como também proporciona um contato mais próximo com casos, geralmente vivenciados na APS, gerando aprendizado nas dimensões cognitivas, atitudinais e procedurais tão essenciais na relação médico-paciente.
O OUTUBRO MÉDICO é um evento multidisciplinar realizado pela Associação Médica Cearense - AMC e carrega em seu histórico tradição e qualidade na programação científica formada por conferências e tutoriais que são apresentados por renomados especialistas e importantes autoridades médicas, possibilitando assim a atualização dos profissionais e acadêmicos de toda nossa região.
Abordando vários temas, o evento dará enfoque tanto aos fundamentos teóricos quanto às aplicações práticas e profissionais utilizados atualmente no dia a dia do médico.
O OUTUBRO MÉDICO chegou a sua XXXIV EDIÇÃO consolidando a importância do evento para a classe, onde o objetivo é discutir a saúde com foco em temas de grande relevância para a saúde.
Nesta edição, contaremos com o Point do Cooperativismo - SOU + COOP, que assim como na edição anterior, os participantes terão a oportunidade de conhecer melhor o modelo de negócio que mais cresce no mundo e ainda ter acesso direto a algumas das maiores cooperativas médicas do estado.
ORIENTAÇÕES GERAIS
Para ver completo, Acesse o link: https://grcmlesydpcd.objectstorage.sa-saopaulo-1.oci.customer-oci.com/p/OQwcvnO-c63O08Gc2Kv4OTbJttj5ik60dguiDIyyQ0wuo5SWn-jHOLW9wNbylNqI/n/grcmlesydpcd/b/dtysppobjmntbkp01/o/media/doity/submissoes/modelo-submissao-fb0b6f2ccfccb2a00ef8c07fa36aaeb12595220b-regulamento.pdf
Presidente XXXIV OUTUBRO MÉDICO
Adner Nobre de Oliveira
Presidente da Associação Médica Cearense
José Aurillo Rocha
Diretor Financeiro
Marcos Aurélio Pessoa Barros
Comissão Científica e de Trabalhos Científicos
José Nazareno de Paula Sampaio
Maria Sidneuma Melo Ventura
Associação Médica Cearense
Av. Dom Luís, 300, 11º andar, Sala 1122 – Meireles – Shopping Avenida
Telefone: (85) 3092.0401/3264.9466/99640.1001
E-mail: amc@amc.med.br
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