A IMPORTÂNCIA DO USO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA PARA APROXIMAÇÃO COM A REALIDADE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROCESSO SELETIVO DE UMA LIGA ACADÊMICA

  • Autor
  • Maria Luiza Mendes Osterno Aguiar
  • Co-autores
  • Elita Abreu Silva , Gianna Giffoni Souza do Nascimento , Lucas Romero Carvalho , Marina Carlos Pessoa , Geridice Lorna Andrade de Moraes
  • Resumo
  • Objetivo: aprender como um processo seletivo baseado em uma                situação-problema simulada colabora para o desenvolvimento de competências na formação médica.

    Relato de experiência: o uso de situações-problema para o desenvolvimento de competências durante a formação médica proporciona um processo dinâmico de aprendizagem, estimulando a autonomia e a capacidade na condução de intervenções baseadas nas necessidades e nos problemas, especialmente quando comparamos com modelos tradicionais de ensino. Tendo como base a importância de utilizar estratégias pedagógicas participativas e contextualizadas, foi utilizada situação-problema no processo seletivo de uma liga acadêmica de Saúde da Família e Atenção Primária à Saúde (APS) de uma Instituição de Ensino Superior privada da cidade de Fortaleza, Ceará. O processo seletivo foi estruturado em três etapas a seguir: preenchimento de um google forms, citando o porquê do interesse na liga, apresentação de uma proposta de projeto voltado à APS para ser realizada durante o período de atuação e, por fim, uma entrevista on-line com os selecionados para conhecê-los melhor e, a partir disso, apresentar-lhes um exemplo de situação-problema comumente acompanhado na APS. A estratégia de uso da situação-problema foi de uma família em estado de vulnerabilidade social, com problemas que versavam sobre dificuldade de acesso aos serviços de saúde na APS, violência doméstica, etilismo e problemas com os filhos adolescentes. Após a leitura do caso, cada aluno concorrente deveria traçar as possíveis intervenções que a equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) poderia conduzir no contexto da APS, perante as necessidades da família. 

    Conclusão: o uso de uma situação-problema no processo seletivo foi de suma importância, visto que torna a seleção mais dinâmica e incentiva a pesquisa e o aprendizado baseado em situações reais. Tal conjuntura contribui para o resgate de conhecimentos prévios, desenvolve o senso crítico e reflexivo, que são essenciais na formação médica, como também proporciona um contato mais próximo com casos, geralmente vivenciados na APS, gerando aprendizado nas dimensões cognitivas, atitudinais e procedurais tão essenciais na relação médico-paciente.

  • Palavras-chave
  • Atenção Primária à Saúde; Educação Médica; Estratégia Saúde da Família
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Área da Saúde
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O OUTUBRO MÉDICO é um evento multidisciplinar realizado pela Associação Médica Cearense - AMC e carrega em seu histórico tradição e qualidade na programação científica formada por conferências e tutoriais que são apresentados por renomados especialistas e importantes autoridades médicas, possibilitando assim a atualização dos profissionais e acadêmicos de toda nossa região.

Abordando vários temas, o evento dará enfoque tanto aos fundamentos teóricos quanto às aplicações práticas e profissionais utilizados atualmente no dia a dia do médico.

O OUTUBRO MÉDICO chegou a sua XXXIV EDIÇÃO consolidando a importância do evento para a classe, onde o objetivo é discutir a saúde com foco em temas de grande relevância para a saúde.

Nesta edição, contaremos com o Point do Cooperativismo - SOU + COOP, que assim como na edição anterior, os participantes terão a oportunidade de conhecer melhor o modelo de negócio que mais cresce no mundo e ainda ter acesso direto a algumas das maiores cooperativas médicas do estado.

ORIENTAÇÕES GERAIS

  • Podem ser inscritos trabalhos da área de saúde;
  • Cada TRABALHO, deverá ter no mínimo um autor inscrito no Congresso e estar de acordo com as normas exigidas;
  • O autor inscrito responsável pelo envio do trabalho, automaticamente, será o autor principal, sendo os demais co-autores.
  • Cada participante poderá enviar até 03 (três) trabalhos científicos, o mesmo vale para co-autor;
  • Quantidade máxima de autores por trabalho - 6 (seis), incluindo o orientador;
  • Um dos co-autores deverá ser o orientador, devendo este ocupar a última posição da relação de co-autores;
  • Data para recebimento de trabalho científico: Até 06/10/2023.
  • Os dados pessoais devem ser cadastrados corretamente.
  • Certifique-se de que o e-mail informado esteja correto. Todas as informações pertinentes à avaliação dos trabalhos e ao evento, serão enviadas para ele;
  • Os Campos resumo e palavras-chaves devem estar corretamente preenchidos;
  • Grave o arquivo com seu texto no site, a falta do mesmo impossibilitará a avaliação;
  • Antes do envio dos trabalhos, os autores devem se certificar de que não há conflito de interesses;
  • Não serão aceitos trabalhos enviados por outros meios;
  • A Comissão Organizadora reserva-se no direito de somente analisar os trabalhos que sigam as normas estabelecidas. A Secretaria Executiva não efetuará nenhum tipo de correção ou inclusão de informação, seja no resumo, no título ou autoria do trabalho. O conteúdo dos trabalhos é de inteira responsabilidade dos autores/coautores. Ao enviar o trabalho para seleção, os autores/coautores autorizam a Comissão Organizadora do congresso a publicar ou divulgar o trabalho em todos os meios de comunicação, não cabendo qualquer pagamento por direito autoral.

 

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Presidente XXXIV OUTUBRO MÉDICO

Adner Nobre de Oliveira

 

Presidente da Associação Médica Cearense

José Aurillo Rocha

 

Diretor Financeiro

Marcos Aurélio Pessoa Barros

 

Comissão Científica e de Trabalhos Científicos

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Associação Médica Cearense

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