MINDFULNESS NA PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL DOS ESTUDANTES DE MEDICINA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Samira Belisário Paixão
  • Co-autores
  • Caio De Carvalho Vicente , Gabriella Gotardo Aguiar Gurgel , Giovanna Pessoa Holanda , Joao Artur Praciano Lopes , Danilo Pinheiro
  • Resumo
  •  

    Objetivo: Relatar experiência da implementação da prática mindfulness em uma roda de conversa sobre saúde mental dos estudantes de medicina, destacando sua eficácia na promoção do bem-estar emocional e na prevenção do burnout.

    Relato de experiência: Primeiramente, o mindfulness é uma prática mental que envolve estar plenamente presente no momento, consciente de seus pensamentos, sentimentos e do ambiente ao seu redor, sendo, assim, usado em diversos contextos, incluindo terapia, educação, medicina e no cotidiano para melhorar a qualidade de vida. Pensando nisso, os acadêmicos de Medicina do segundo semestre de uma universidade privada de Fortaleza-Ce, período focado na promoção da saúde, com ênfase em praticas integrativas (PIC´s) , as quais são aplicadas tanto em sala de aula como em visitas domiciliares, realizaram uma roda de conversa, utilizando a prática integrativa mindfulness como ferramenta. Esta iniciativa foi inspirada pela crescente necessidade de cuidar da saúde mental dos futuros médicos. A roda de conversa contou com 25 estudantes e dois docentes. A sessão começou com uma breve introdução sobre a importância da saúde mental e os desafios específicos que os estudantes de medicina enfrentam, como a carga de estudos intensa e a pressão por resultados excelentes. Em seguida, introduzimos a prática de mindfulness, na qual todos os participantes puderam experimentar a atenção plena através da meditação guiada. A discussão que se seguiu foi profunda e significativa, onde os estudantes compartilharam suas experiências pessoais relacionadas ao estresse acadêmico e suas preocupações com a saúde mental. Além disso, foram discutidas estratégias práticas para incorporar o mindfulness no dia a dia dos estudantes de medicina como uma medida preventiva contra o burnout, síndrome frequente em profissionais da saúde, a qual é caracterizada pela exaustão emocional, despersonalização e diminuição da realização pessoal . Isso inclui sugestões para momentos de pausa durante os estudos, técnicas de respiração consciente e a importância de cuidar da saúde física através da alimentação equilibrada e o exercício. Ao final, ficou evidente o quanto essa prática integrativa é uma ferramenta valiosa na promoção da saúde mental, uma vez que os participantes se comprometeram a continuar explorando essa prática e compartilhá-la com os colegas.

    Conclusão: Pode-se concluir que a experiência destacou a importância de abrir espaço para discussões sobre saúde mental na comunidade acadêmica de medicina, com o intuito de oferecer ferramentas para apoiar o bem-estar dos estudantes e prevenir a Síndrome Burnout. A roda de conversa demonstrou que a combinação de diálogo aberto e práticas integrativas como o mindfulness pode ser uma maneira eficaz de promover a resiliência e o equilíbrio emocional entre os futuros médicos.

     

  • Palavras-chave
  • Burnout; Grupos; Integrativas
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Área da Saúde
Voltar Download
  • Área da Saúde

Presidente XXXIV OUTUBRO MÉDICO

Adner Nobre de Oliveira

 

Presidente da Associação Médica Cearense

José Aurillo Rocha

 

Diretor Financeiro

Marcos Aurélio Pessoa Barros

 

Comissão Científica e de Trabalhos Científicos

José Nazareno de Paula Sampaio

Maria Sidneuma Melo Ventura