RELAÇÃO ENTRE USO EXCESSIVO DE TELAS E ATRASO DO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR

  • Autor
  • Ana Karoliny Martins Ponceano
  • Co-autores
  • Ana Tereza Mendes Maia Sá , Deborah Nayara Santos de Farias , Rafaela Sousa Mendes , Thais Gomes de Matos Azevedo , Marcelo de Almeida Pinheiro
  • Resumo
  • OBJETIVOS: Este estudo tem como propósito compreender a conexão entre o emprego de dispositivos eletrônicos e o neurodesenvolvimento psicomotor, além de incentivar um diálogo aprofundado e reflexivo sobre o assunto, com o intuito de produzir melhorias e progressos na área de pesquisa.MÉTODOS: A metodologia utilizada neste trabalho foi uma revisão narrativa e análise de conteúdo literário. Foram conduzidas buscas de artigos nas bases de dados da plataforma Web of Science e National Library Online (PubMed), empregando os termos "screen time and children's performance", "neurodevelopmental delay", "screen time" e "child development", sem restrição de idioma.RESULTADOS: Os resultados deste trabalho de revisão literária destacaram a importância de compreender e controlar o tempo de exposição a telas na infância, devido aos impactos negativos que podem ter no desenvolvimento infantil. Evidencia-se que um tempo excessivo de exposição a telas está associado a problemas no neurodesenvolvimento, incluindo agravamento dos sintomas de TDAH, aumento do risco de desenvolver TEA, atraso no desenvolvimento psicomotor e habilidades de alfabetização comprometidas. Além disso, a pesquisa ressalta a possível ligação entre o tempo excessivo de exposição a telas durante o desenvolvimento cerebral e o aumento do risco de Alzheimer e demência relacionada na vida adulta.CONCLUSÃO: A análise feita demonstra a ligação direta entre a utilização de dispositivos eletrônicos e seu impacto no crescimento infantil. O abuso do uso de telas durante a infância está associado a diversas consequências negativas, como atraso no desenvolvimento intelectual, baixo desempenho escolar, distúrbios do sono e transtornos de saúde mental. Logo, é imprescindível conduzir pesquisas acerca desse assunto e conscientizar a respeito dos perigos do consumo excessivo de tecnologia e exposição constante às telas, as quais fazem parte do dia a dia de muitas famílias. Dessa forma, é fundamental que as famílias atuem conjuntamente na regulação do tempo de uso de dispositivos eletrônicos durante a infância, a fim de evitar problemas no desenvolvimento neurológico.

     

  • Palavras-chave
  • DESENVOLVIMENTO INFANTIL, TEMPO DE TELA, NEURODESENVOLVIMENTO.
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