Objetivos: Relatar a experiência de discentes de Medicina durante a realização de estágio prático eletivo em ecocardiograma fetal, pediátrico e adulto no Instituto do Coração da Criança e do Adolescente (Incor Criança) em Fortaleza - CE com médico cardiologista com especialidade em ecocardiograma.
Relato de experiência: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência, realizado pelos alunos da Escola de Pediatria (EPED) acerca da vivência do estágio em ecocardiografia no INCOR-Criança , Fortaleza, Ceará. As atividades ocorreram no período de agosto e setembro de 2023, com carga horária de 4 horas semanais, supervisionadas por um médico cardiologista especialista em ecocardiografia, a fim de apresentar e proporcionar aos estudantes membros um maior contato com o ecocardiograma (ECO), voltando o aprendizado prático para a identificação de cardiopatias congênitas fetais e pediátricas através dessa ferramenta. É importante ressaltar, ainda, que além do aprendizado prático a respeito do funcionamento do ECO e de como identificar as cardiopatias congênitas por meio dele, após o momento dos atendimentos o orientador abordou e incentivou o estudo de temas teóricos-práticos como : anatomia cardíaca, identificação das estruturas do miocárdio no ECO e a clínica das cardiopatias congênitas. Outrossim, é importante salientar que os discentes foram expostos a situações com demandas emocionais e afetivas por parte dos pacientes e seus familiares, em sua maioria, geradas pelo medo de um possível diagnóstico de cardiopatia congênita. Desse modo, os alunos contemplados no estágio puderam aprofundar seus conhecimentos a respeito do ecocardiograma e aprender como comunicar e abordar o diagnóstico de cardiopatia congênita.
Resultados: Entende-se que, ao longo dos dois meses de estágio, o principal resultado obtido foi o grande aprendizado teórico-prático em relação ao ecocardiograma que ocasionou grande crescimento acadêmico, profissional e pessoal para os contemplados, por meio da ampliação do domínio sobre os conteúdos discutidos e melhora da desenvoltura dos estudantes em campo de estágio.
Conclusão: Conclui-se que o estágio não obrigatório de ecocardiograma foi de suma importância para consolidação do conhecimento da anatomia e fisiologia cardíacas normais e patológicas fetal, pediátrica e adulta. Ademais, proporcionou conhecimentos mais aprofundados em diagnóstico de cardiopatias congênitas, que é um tema pouco abordado na grade curricular regular do curso de medicina, mas de grande impacto social, pois a identificação precoce por meio do ECO, frequentemente, permite intervenções cirúrgicas e/ou medicamentosas que mudam completamente o prognóstico dos pacientes. Dessa forma, o que essa experiência proporciona de diferencial da maioria dos estágios extracurriculares é a relação com um conteúdo que só seria abordado posteriormente, caso entrassem em contato em um futuro internato ou residência, agregando maior domínio teórico-prático para conduzir situações futuras como médicos generalistas.
Presidente XXXIV OUTUBRO MÉDICO
Adner Nobre de Oliveira
Presidente da Associação Médica Cearense
José Aurillo Rocha
Diretor Financeiro
Marcos Aurélio Pessoa Barros
Comissão Científica e de Trabalhos Científicos
José Nazareno de Paula Sampaio
Maria Sidneuma Melo Ventura