O CUIDADO OTOLÓGICO EM IDOSOS DE UMA CASA DE LONGA PERMANÊNCIA DE FORTALEZA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Ricardo Brunno Egídio Miranda de Oliveira
  • Co-autores
  • Hannah Áurea Girão dos Santos Araújo
  • Resumo
  • Objetivo: Relatar a experiência de uma liga de otorrinolaringologia e cirurgia de cabeça e pescoço em uma ação social realizada em uma casa de longa permanência. 

     

    Relato de experiência: Durante uma reunião burocrática sobre temas de extensão, foi colocado em pauta uma ação voltada para idosos durante o mês de novembro, mês de combate ao zumbido. Dessa ideia surgiu o projeto de extensão no qual os ligantes, com auxílio de um professor orientador e um residente de otorrinolaringologia, fizeram contato com uma casa de longa permanência para idosas e freiras. Em dia oportuno, cerca de 6 ligantes, residente e professor orientador se encontraram na casa em questão e, no estabelecimento, dividiram-se em dois grupos. O primeiro grupo ficou responsável por fazer a ação de promoção em saúde em pequenos grupos de idosas e funcionárias sobre a importância de se atentar às queixas de zumbido e das medidas que podem ser tomadas. O segundo grupo fez contato com algumas funcionárias da direção com o intuito de reunir idosas com possíveis queixas otológicas para avaliação, esse grupo realizou uma triagem com otoscopia e teste de rinne e weber e, logo após a triagem, as idosas eram levadas ao residente convidado, que estabelecia alguma conduta mais imediata. A medida mais recorrente no dia foi também a mais esperada pelo grupo: retirada de rolha de cerume, o residente tinha em sua posse os materiais necessários para que o procedimento pudesse ocorrer no local e, quando não era possível, havia a prescrição de gotas para alívio da queixa. Em casos especiais que necessitavam de maiores exames, o professor orientador realizava um encaminhamento ao centro de otorrinolaringologia da faculdade para uma investigação mais minuciosa.    

     

    Conclusão: Dessa forma, a experiência foi sem dúvidas muito gratificante, o atendimento otorrinolaringológico muitas vezes é negligenciado e essa conduta afeta significativamente a qualidade de vida do paciente, que muitas vezes poderia ter sua queixa aliviada com medidas simples. Do ponto de vista acadêmico, o contato com outros profissionais e a população em si promove não somente a educação em saúde para o público, mas também a fixação do conhecimento pelo estudante pela via do ensino. Ademais, a ação reitera o papel social do dever médico, no comprometimento de “curar quando possível, aliviar quando necessário, consolar sempre”. 


    Apoio Financeiro: Esta ação não contou com apoio financeiro de qualquer espécie.

  • Palavras-chave
  • Otorrinolaringologia, Educação em Saúde, Cuidados Médicos
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