Este trabalho aborda a importância do desenvolvimento da identidade profissional na formação médica desde o ingresso na faculdade. Foi realizado um relato de experiência por estudantes do primeiro período do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), o qual foi baseado nos cinco encontros conduzidos pelas professoras da disciplina de desenvolvimento pessoal, direcionados ao desenvolvimento da identidade profissional dos estudantes. A metodologia incluiu a utilização de práticas como Problematização, Roda de Conversa, Investigação Reflexiva e Exposição Dialogada.
Os resultados mostraram que os encontros promoveram a aquisição de valores essenciais para a formação médica, incentivando a reflexão sobre posturas inadequadas e destacando a importância do autocuidado para os profissionais de saúde. A discussão precoce sobre a identidade profissional demonstrou ser efetiva na formação dos alunos, preparando-os para uma conduta ética nos cenários de atuação futuros.
Em conformidade com o presente relato, esse trabalho enfatiza a importância de abordar a identidade profissional desde o ingresso na graduação em medicina, destacando a relevância de valores éticos e o autocuidado na formação dos futuros médicos.
Presidente XXXIV OUTUBRO MÉDICO
Adner Nobre de Oliveira
Presidente da Associação Médica Cearense
José Aurillo Rocha
Diretor Financeiro
Marcos Aurélio Pessoa Barros
Comissão Científica e de Trabalhos Científicos
José Nazareno de Paula Sampaio
Maria Sidneuma Melo Ventura