Objetivos: Os hormônios tireoidianos são fundamentais para o desenvolvimento e o funcionamento cognitivo. Tais hormônios participam da maturação cerebral, afetando o crescimento e a integração neuronal, a proliferação celular, a mielinização e a síntese das enzimas essenciais para o metabolismo de neurotransmissores, como serotonina e noradrenalina. Tais neurotransmissores, que apresentam atividade excitatória, participam do desenvolvimento neuropsicomotor. O declínio de seus níveis basais, que pode ter relação com hormônios tireoidianos, tem forte correlação com transtornos psíquicos. Pacientes com hipertireoidismo podem queixar-se de irritabilidade, mania, ansiedade, instabilidade emocional e insônia. Por sua vez, depressão, sonolência, fadiga e distúrbios de atenção podem estar presentes em paciente com hipotireoidismo.Dessa forma, esse estudo tem o objetivo de entender como doenças tireoidianas elevam o risco de pacientes desenvolverem transtornos mentais.
Metodologia: Foi realizada pesquisa bibliográfica da literatura científica internacional através das bases de dados Medline e LiLacs, sendo selecionados artigos publicados entre 2018 e 2022. Foram utilizados os seguintes descritores Decs/MeSH: “doenças da tireoide” e “transtornos mentais”, unidos pelo conectivo “AND”, usando os termos em inglês “mental disorders” e “thyroid diseases” na MEDLINE. Vinte e nove artigos dos últimos cinco anos foram encontrados, dos quais seis foram selecionados. Os critérios de inclusão foram: ensaio clínico, meta-análise e estudo randomizado controlado. Foram excluídos artigos não relacionados ao tema, artigos de revisão e artigos de revisão sistemática.
Resultados: De acordo com a literatura pesquisada foi evidenciado que pacientes com disfunções, como hipotiroidismo e hipertiroidismo, na glândula tireoide apresentam desordens psíquicas, como depressão,ansiedade,insônia,fadiga,irritabilidade,mania e instabilidade emocional, e que, grande parte destes indivíduos, após apresentarem normalização da função tireoidianas possuem uma melhora dos sintomas de transtornos mentais. Contudo, são essenciais mais pesquisas e experimentos que atestem a relação de causa e efeito entre os quadros retrospectivos.
Conclusão: Demonstrou-se uma possível ligação entre problemas de saúde mental, como transtornos de ansiedade e depressão, e disfunções na tireoide. Isso ocorre devido à influência dos hormônios tireoidianos na formação, maturação e funcionamento do sistema nervoso central.
Presidente XXXIV OUTUBRO MÉDICO
Adner Nobre de Oliveira
Presidente da Associação Médica Cearense
José Aurillo Rocha
Diretor Financeiro
Marcos Aurélio Pessoa Barros
Comissão Científica e de Trabalhos Científicos
José Nazareno de Paula Sampaio
Maria Sidneuma Melo Ventura