A UTILIZAÇÃO DE JOGOS E BRINCADEIRAS PARA O ESTÍMULO DE HÁBITOS DE SAUDAVEIS NA PREVENÇÃO AS DOENÇAS CRÔNICAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

  • Autor
  • davi marinho porto lima
  • Co-autores
  • Caio Alexandre Diniz Oliveira , João Pedro de Paiva Torquato , Matheus Corrêa Félix , Sophia Rodrigues Augusto Gonçalves , Joseane Marques Fernandes
  • Resumo
  • Objetivos: Relatar a experiência da utilização de jogos e brincadeiras no estímulo a aquisição de hábitos saudáveis na prevenção as doenças crônicas em uma escola municipal em Fortaleza- CE. 

     

    Relato de experiência: O estudo possui caráter qualitativo, descritivo, do tipo relato de experiência. A ação foi desenvolvida por acadêmicos de medicina do quarto semestre do Centro Universitário Christus durante as atividades curriculares de extensão realizadas no mês agosto de 2023 em uma escola municipal localizada no bairro do Cais do Porto do município de Fortaleza/CE. A ação foi realizada com duas turmas de alunos do quinto ano do ensino fundamental, contando com cerca de 55 alunos. A atividade contou com dinâmicas interativas, com linguagem e ilustrações de fácil entendimento, com o fito de conscientizar acerca dos possíveis riscos da não aquisição de hábitos saudáveis, alertando-os sobre as doenças crônicas, e, ainda, estimulando atos como a redução do consumo de alimentos ultraprocessados e o aumento da frequência semanal de atividade física. Foram realizados jogos de perguntas e respostas em forma de gincana, forca, entre outros. Apesar dos alunos terem apresentado certa capacidade de exemplificar hábitos importantes para a saúde dos mesmos e terem se interessado e interagido bastante durante a execução da atividade lúdica, notou-se que tais discentes do ensino fundamental I não se mostraram conhecedores dos riscos, a longo prazo, da ausência de práticas saudáveis

     

    Conclusão: Em síntese, a ação realizada com os alunos destaca a importância da prática de hábitos saudáveis, revelando uma lacuna na exposição desses jovens a temas direcionados aos riscos à saúde. A ausência de um contato prévio com essas informações ressalta a importância da implementação de medidas socioeducativas para a comunidade. Desse modo, podemos disseminar o conhecimento e a conscientização desses indivíduos, fazendo com que esses consigam tomar decisões mais embasadas sobre a sua saúde e bem-estar, o que acarretou, também, aos estudantes de medicina um aperfeiçoamento da comunicação e da didática para com a comunidade. Portanto, dessa forma se destaca a necessidade da realização de mais ações socioeducativas, organizadas por estudantes de medicina, e de abordagens mais abrangentes no âmbito escolar, ratificando o compromisso que se deve ter na promoção de hábitos saudáveis para a prevenção do desenvolvimento futuro de patologias evitáveis.

     
  • Palavras-chave
  • Doenças não Transmissíveis, Educação em saúde, Jogos e brinquedos.
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