Objetivos: O estudo tem como objetivo obter um profundo entendimento sobre a relação entre endometriose e infertilidade.
Métodos: Trata-se de um estudo de revisão de literatura. As bases de dados para o estudo sobre a endometriose e infertilidade foram: Web of Science e National Library Online (PubMed/Medline), Google Acadêmico.
Resultados: Após a revisão, foi visto que a endometriose apresenta diversos fatores relacionados à fisiopatologia. Desvendando esses mecanismos, espera-se um melhor desenvolvimento de abordagens terapêuticas e preventivas. Além disso, ficou evidente a necessidade de ampliar os conhecimentos acerca da endometriose, visto que abordagens médicas para manejo de sintomas graves ainda são insuficientes. Por fim, o estudo mostra que a infertilidade ligada à endometriose é um desafio médico e a detecção precoce dessa doença é fundamental para não prejudicar a fertilidade feminina.
Conclusão: O estudo revela a importância da ampliação de conhecimentos sobre a endometriose, por apresentar multifatores para o seu surgimento. Ademais, essa revisão evidencia a associação entre a infertilidade e a endometriose, entretanto essa relação ainda não possui mecanismos totalmente esclarecidos.
Presidente XXXIV OUTUBRO MÉDICO
Adner Nobre de Oliveira
Presidente da Associação Médica Cearense
José Aurillo Rocha
Diretor Financeiro
Marcos Aurélio Pessoa Barros
Comissão Científica e de Trabalhos Científicos
José Nazareno de Paula Sampaio
Maria Sidneuma Melo Ventura