INTERVENÇÃO PREVENTIVA E SEUS IMPACTOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS PORTADORAS DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

  • Autor
  • karen yasmin silva sombra
  • Co-autores
  • Lara de Andrade Kunhen dos Santos , Larissa de Almeida Loureto , Ana Lucia do Rego Rodrigues Costa
  • Resumo
  • INTERVENÇÃO PREVENTIVA E SEUS IMPACTOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS PORTADORAS DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA 

     

    *Karen Yasmin Silva Sombra 

    Centro Universitário Christus 

    Fortaleza-Ce 

    Lara de Andrade Kunhen dos Santos 

    Centro Universitário Christus 

    Fortaleza-Ce 

    Larissa de Almeida Loureto 

    Centro Universitário Christus 

    Fortaleza-ce 

    Ana Lúcia do Rego Rodrigues Costa 

    Orientador 

     

    Objetivo: Relatar uma vivência prática da utilização e aplicação de intervenções terapêuticas multidisciplinares como processo preventivo e estimulador para o desenvolvimento de habilidades em crianças portadoras do espectro autista em uma instituição da primeira infância localizada em Fortaleza- CE 

    Relato de experiência: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, acerca da vivência observacional participativa sobre a aplicação de terapias multidisciplinares na prevenção e estimulação a habilidades e atitudes positivas como modelador da neuroplasticidade positiva em crianças portadoras do espectro autista. A experiência foi realizada durante o mês de agosto de 2023, por acadêmicos de medicina do segundo semestre do Centro Universitário Christus durante as atividades curriculares de extensão e foi conduzido nas instalações de um Instituto da Primeira Infância, localizado em Fortaleza/CE, envolvendo crianças com idade de cinco até doze anos e que vêm sendo acompanhadas pela Instituição. Durante a vivência podemos acompanhar, orientar e estimular as crianças e suas famílias em diversos setores que simulam o dia-a-dia e situações do cotidiano, proporcionando imersão realística em diversos setores da vida em sociedade, como simulação de como é um supermercado, assim como estimular a interação com diversas texturas, cores e formatos, como as tintas para artes e espaços com brinquedos didáticos. Em todas as etapas os acadêmicos colaboravam nas atividades e acompanhavam o estabelecimento de respostas do grupo observado, através da formação de vínculos, oferta de materiais necessários e acolhimento as necessidades expressadas no momento da ação. 

    Conclusão: Nota-se expressividade da temática na promoção de uma melhor qualidade de vida nas crianças com TEA e o impacto positivo que estas causam no. no desenvolvimento da criança e na convivência social. A ação realizada proporcionou um esclarecimento sobre o cotidiano da comunidade adscrita, entendendo o perfil e necessidades desse grupo social. 

    A troca de experiências e reconhecimento de evolução na sociabilidade, comunicação e habilidades das crianças, demonstrou na prática a relevância da inserção da terapia precoce para a neuroplasticidade infantil. Ao final da experiência é esperado que o aluno tenha desenvolvido competências atitudinais e habilidades diante de conhecimentos ofertados. Logo, a inserção acadêmica precoce nesses espaços gera uma visão prospectiva de futuras ações que interpelem resultados positivos na vida dos pacientes e na futura atuação profissional dos acadêmicos. 

     

    Palavra-chave: transtorno do espectro autista, terapêutica, praticas interdisciplinares. 

  • Palavras-chave
  • transtorno do espectro autista, terapêutica, praticas interdisciplinares.
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