INTERVENÇÃO PREVENTIVA E SEUS IMPACTOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS PORTADORAS DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
*Karen Yasmin Silva Sombra
Centro Universitário Christus
Fortaleza-Ce
Lara de Andrade Kunhen dos Santos
Centro Universitário Christus
Fortaleza-Ce
Larissa de Almeida Loureto
Centro Universitário Christus
Fortaleza-ce
Ana Lúcia do Rego Rodrigues Costa
Orientador
Objetivo: Relatar uma vivência prática da utilização e aplicação de intervenções terapêuticas multidisciplinares como processo preventivo e estimulador para o desenvolvimento de habilidades em crianças portadoras do espectro autista em uma instituição da primeira infância localizada em Fortaleza- CE
Relato de experiência: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, acerca da vivência observacional participativa sobre a aplicação de terapias multidisciplinares na prevenção e estimulação a habilidades e atitudes positivas como modelador da neuroplasticidade positiva em crianças portadoras do espectro autista. A experiência foi realizada durante o mês de agosto de 2023, por acadêmicos de medicina do segundo semestre do Centro Universitário Christus durante as atividades curriculares de extensão e foi conduzido nas instalações de um Instituto da Primeira Infância, localizado em Fortaleza/CE, envolvendo crianças com idade de cinco até doze anos e que vêm sendo acompanhadas pela Instituição. Durante a vivência podemos acompanhar, orientar e estimular as crianças e suas famílias em diversos setores que simulam o dia-a-dia e situações do cotidiano, proporcionando imersão realística em diversos setores da vida em sociedade, como simulação de como é um supermercado, assim como estimular a interação com diversas texturas, cores e formatos, como as tintas para artes e espaços com brinquedos didáticos. Em todas as etapas os acadêmicos colaboravam nas atividades e acompanhavam o estabelecimento de respostas do grupo observado, através da formação de vínculos, oferta de materiais necessários e acolhimento as necessidades expressadas no momento da ação.
Conclusão: Nota-se expressividade da temática na promoção de uma melhor qualidade de vida nas crianças com TEA e o impacto positivo que estas causam no. no desenvolvimento da criança e na convivência social. A ação realizada proporcionou um esclarecimento sobre o cotidiano da comunidade adscrita, entendendo o perfil e necessidades desse grupo social.
A troca de experiências e reconhecimento de evolução na sociabilidade, comunicação e habilidades das crianças, demonstrou na prática a relevância da inserção da terapia precoce para a neuroplasticidade infantil. Ao final da experiência é esperado que o aluno tenha desenvolvido competências atitudinais e habilidades diante de conhecimentos ofertados. Logo, a inserção acadêmica precoce nesses espaços gera uma visão prospectiva de futuras ações que interpelem resultados positivos na vida dos pacientes e na futura atuação profissional dos acadêmicos.
Palavra-chave: transtorno do espectro autista, terapêutica, praticas interdisciplinares.
Presidente XXXIV OUTUBRO MÉDICO
Adner Nobre de Oliveira
Presidente da Associação Médica Cearense
José Aurillo Rocha
Diretor Financeiro
Marcos Aurélio Pessoa Barros
Comissão Científica e de Trabalhos Científicos
José Nazareno de Paula Sampaio
Maria Sidneuma Melo Ventura