CAPACITAÇÃO EM HABILIDADES DE GESTÃO DE CARREIRA MÉDICA COM A FINALIDADE DE APERFEIÇOAR O CURRÍCULO E ELEVAR O NÍVEL DE PREPARAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO.

  • Autor
  • Letícia Fontenele Teixeira
  • Co-autores
  • Daiane Lourenço de Carvalho Barreira , Larissa Ponte Dias , Leo Araújo Oliveira , Letícia Bezerra de Oliveira , Carlos Eduardo Fonteles de Queiroz
  • Resumo
  • Objetivo:  Capacitar estudantes de medicina e médicos recém-formados  para os desafios da inserção profissional e no desenvolvimento de suas competências. 

    Relato de experiência: No último semestre de 2022, foi executada uma vivência de cunho pedagógico interdisciplinar, por intermédio de um curso de oito horas. Essa experiência foi segmentada em dois períodos, um realizado na sexta-feira à noite e, outro, no sábado pela manhã, nos quais foram ministradas aulas, simulações práticas e momentos de esclarecimento de dúvidas acerca do funcionamento dos honorários médicos, dos planos de saúde e das formas de tributação relativos aos médicos. A capacitação foi direcionada aos médicos recém-formados e alunos de medicina, sobretudo, nos últimos semestres de faculdade com o fito de proporcionar conteúdos pouco abordados durante o curso de graduação. A realização do evento nos permitiu assumir, na qualidade de organizadores, desafios inerentes ao que nos comprometemos a realizar, como, por exemplo: a organização do espaço, o convite aos palestrantes, bem como desafios de marketing que possibilitaram a presença de um significativo público no local. Desse modo, essa vivência proporcionou notável evolução pessoal e profissional para aqueles que trabalharam na organização, haja vista que a execução de um projeto de extensão necessita da aplicação de soft skills não abordados rotineiramente no currículo universitário e, ademais, adquirimos conhecimento sobre os tópicos tratados no curso. Ademais, tal prática foi amplamente adotada pelos inscritos no curso, os quais participaram ativamente e relataram a relevância para sua formação médica, pois, por intermédio da inovação do currículo desde a graduação, a capacitação para situações atuais do médico é estruturada. No entanto, os participantes demonstraram que são necessárias mais experiências como essa, para que tais competências e, entre outras, fossem aprofundadas e aprimoradas, além de revelarem a aspiração de que as aulas fossem inseridas na matriz curricular das faculdades médicas.

    Conclusão: A inovação na educação médica é de extrema importância para a preparação do médico atualmente, assim como a formação de suas habilidades, as quais devem ser discutidas desde a faculdade. Portanto, experiências como esta, requerem ser estimuladas e inseridas nas Escolas Médicas, a fim de que o currículo dos futuros médicos seja atualizado para as necessidades presentes e o profissional detenha as competências essenciais para gerir sua carreira de forma eficiente e inovadora.

    Apoio Financeiro: Este trabalho foi conduzido de forma autônoma, sem assistência financeira.

  • Palavras-chave
  • Educação Médica, Avaliação Curricular das Faculdades de Medicina, Capacitação Profissional.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Área da Saúde
Voltar Download
  • Área da Saúde

Presidente XXXIV OUTUBRO MÉDICO

Adner Nobre de Oliveira

 

Presidente da Associação Médica Cearense

José Aurillo Rocha

 

Diretor Financeiro

Marcos Aurélio Pessoa Barros

 

Comissão Científica e de Trabalhos Científicos

José Nazareno de Paula Sampaio

Maria Sidneuma Melo Ventura