Objetivo: Descrever uma experiência vivenciada por estudantes de medicina no segundo semestre, na qual foi observada a relevância da terapia artística para o aprimoramento das competências em crianças que apresentam Transtorno do Espectro Autista (TEA) em um instituto da primeira infância localizado em Fortaleza/CE.
Relato de experiência: Neste estudo, empregou-se um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, para explorar a relevância da arteterapia como uma modalidade terapêutica para crianças com o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista. A experiência foi realizada durante o mês de agosto de 2023, por acadêmicos de medicina do segundo semestre do Centro Universitário Christus durante as atividades curriculares de extensão. A vivência foi conduzida nas instalações do Instituto da Primeira Infância - IPREDE, situado em Fortaleza/CE, envolvendo crianças com idade de um até oito anos e que vêm sendo acompanhadas pela instituição. A ação contou com a observação participativa dos acadêmicos durante as atividades realizadas pela equipe multidisciplinar formada por terapeutas ocupacionais que trabalhavam artes visuais, pintura, dança, música e outras formas de expressão do inconsciente. Os acadêmicos colaboravam nas atividades e acompanhavam o estabelecimento de respostas do grupo observado frente as ações, através da oferta de materiais necessários e acolhimento as necessidades expressadas no momento da ação.
Conclusão: Durante a visita, observou-se o desenvolvimento da criança em diversas áreas durante os atendimentos, como comunicação e expressão, desenvolvimento social e cognitivo, integração sensorial e redução de estresse. Foi possível constatar que, ao realizar movimentos ao manipular materiais como tintas e pincéis, as crianças adquirem habilidades motoras finas e grossas, bem como melhoram a capacidade de foco e atenção. Por fim, a arteterapia é uma terapêutica que pode beneficiar muitas crianças e que deve ser estimulada durante a primeira infância. Ao término da vivência, os acadêmicos de medicina tiveram a oportunidade de desenvolver conhecimentos acerca do Transtorno do Espectro Autista e observarem na prática a aplicabilidade de terapias em crianças com perfil socioemocional complexo. Tais competências auxiliaram no desenvolvimento de habilidades técnicas e de humanização do tratamento. Dessa forma, pode-se observar que o uso da arteterapia pode impactar positivamente na qualidade de vida de crianças com TEA.
Presidente XXXIV OUTUBRO MÉDICO
Adner Nobre de Oliveira
Presidente da Associação Médica Cearense
José Aurillo Rocha
Diretor Financeiro
Marcos Aurélio Pessoa Barros
Comissão Científica e de Trabalhos Científicos
José Nazareno de Paula Sampaio
Maria Sidneuma Melo Ventura