Objetivos: Analisar o número de transplantes de córnea por local de internação realizados no Brasil de julho de 2019 a julho de 2023.
Métodos: Constitui-se de um estudo epidemiológico descritivo que utiliza dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) referentes a registros de transplante de córnea.
Resultados: De acordo com os dados obtidos, 259 transplantes de córnea foram realizados no Brasil durante o período referido. Na divisão por macrorregiões, os seguintes resultados foram obtidos: 5 na região Norte, 47 na região Nordeste, 143 na região Sudeste, 48 na região Sul e 16 na região Centro-Oeste.
Conclusão: Através do estudo do panorama de distribuição obtido, conclui-se que há uma concentração regional de transplantes de córnea no Sudeste. Essa situação é expressivamente substancial, visto que a segunda macrorregião com mais procedimentos dessa natureza realizados, a região Sul, apresenta menos da metade do número total da em questão. Dessa forma, evidencia-se a necessidade de mais investimento em equipamentos e em capacitação de profissionais nas demais macrorregiões brasileiras, a fim de que se obtenha uma oferta maior, mais igualitária e bem distribuída de transplante de córnea ao longo dos anos.
Presidente XXXIV OUTUBRO MÉDICO
Adner Nobre de Oliveira
Presidente da Associação Médica Cearense
José Aurillo Rocha
Diretor Financeiro
Marcos Aurélio Pessoa Barros
Comissão Científica e de Trabalhos Científicos
José Nazareno de Paula Sampaio
Maria Sidneuma Melo Ventura