Objetivo: Relatar a experiência da educação comunitária como instrumento de conscientização acerca da anemia em uma comunidade pertencente a área de abrangência de uma unidade de atenção primária à saúde localizada no bairro do Cais do Porto no município de Fortaleza-CE.
Relato de experiência: O estudo possui caráter qualitativo, descritivo, do tipo relato de experiência. A ação foi desenvolvida por acadêmicos de medicina do terceiro semestre do Centro Universitário Christus durante as atividades curriculares de extensão realizadas no mês agosto de 2023 em uma comunidade pertencente a área de abrangência de uma unidade de atenção primária à saúde localizada no bairro do Cais do Porto no município de Fortaleza/CE. A ação abordou a temática de anemia ferropriva e teve duração de quatro horas, contando com a participação de quinze acadêmicos de medicina e dez agentes comunitários de saúde vinculados a unidade. Previamente, houve uma busca na literatura seguida da preparação e organização pelos acadêmicos do conteúdo em um informativo, foram impressos cerca de 200 exemplares. Na ação propriamente dita foi realizada uma abordagem espontânea com os habitantes da comunidade, em que os alunos demonstraram os principais pontos sobre a temática de anemia ferropriva, tais como população de risco, causas, complicações e prevenção. Observou-se, ainda, grande participação dos moradores durante a ação, estes tiravam seus questionamentos acerca do assunto de acordo com cada realidade.
Conclusão: Dessa forma, é notório que as atividades de conscientização e instrução quanto a anemia proporciona resultados positivos em relação à educação em saúde da população desassistida, concretizando saberes relacionados à alimentação, aos fatores de risco e desmistificando certas crenças. Além disso, confirma-se efetivamente que a elaborações de práticas de educação em saúde sobre essa agenda de saúde por acadêmicos de medicina desde os primórdios da graduação obtêm diversos benefícios que compreendem desde noções relativa à essa etiologia a princípios empáticos, relação médico paciente e semiotécnica.
Palavras chaves: Integração comunitária, Anemia Ferropriva, Educação em saúde.
Presidente XXXIV OUTUBRO MÉDICO
Adner Nobre de Oliveira
Presidente da Associação Médica Cearense
José Aurillo Rocha
Diretor Financeiro
Marcos Aurélio Pessoa Barros
Comissão Científica e de Trabalhos Científicos
José Nazareno de Paula Sampaio
Maria Sidneuma Melo Ventura