Objetivo: Analisar a associação de fraturas atípicas do fêmur ligadas ao uso de bifosfonatos em pacientes com osteoporose.
Metodologia: Realizou-se uma revisão de literatura por meio de busca ativa de artigos publicados no período de 2013 a 2022 nas plataformas Scielo, Periódico Capes e PubMed. Para isso, foram usados os descritores: “Terapia com bifosfonatos”, “Fratutas atípicas do fêmur” e “osteoporose”.
Resultado: Os bifosfonatos são medicamentos comumente usados para o tratamento da osteoporose, e uma complicação bem estabelecida desse medicamento são as fraturas atípicas do fêmur associadas aos bifosfonatos (BAFFs). A importância e eficácia dos bifosfonatos na prevenção das fraturas osteoporóticas comuns é reconhecida e a sua associação com fraturas atípicas ainda é recente. Sob uma análise radiográfica, os achados das fraturas atípicas do fêmur se assemelham aos observados em uma fratura por estresse completamente consolidada, caracterizada por espessamento cortical lateral do fêmur com um mínimo de desvio entre os fragmentos ósseos fraturados. Essas fraturas tipicamente ocorrem na região subtrocantérica ou no terço proximal da diáfise do fêmur, exibindo um traço de fratura simples, transverso ou oblíquo de curta extensão. O protocolo de manejo mais sugerido atualmente, embora ainda não totalmente estabelecido considera interromper o tratamento com bifosfonato após 3 a 5 anos de uso continuo da medicação “drug holiday”, reduzindo os riscos a longo prazo desses medicamentos. Ademais, estudos mostraram que o uso de teriparatida, torna-se uma opção para o tratamento da osteoporose em pacientes com fraturas atípicas do fêmur.
Conclusão: Destaca-se a importância da avaliação minuciosa dos riscos e benefícios associados ao uso de bifosfonatos no tratamento da osteoporose. Dada a sua comprovada ação na prevenção das fraturas osteoporóticas, estes fármacos deverão continuar a ser utilizados mas com precaução e seguimento médico regular, equacionando estabelecer um período de pausa em casos de terapêutica prolongada.
Presidente XXXIV OUTUBRO MÉDICO
Adner Nobre de Oliveira
Presidente da Associação Médica Cearense
José Aurillo Rocha
Diretor Financeiro
Marcos Aurélio Pessoa Barros
Comissão Científica e de Trabalhos Científicos
José Nazareno de Paula Sampaio
Maria Sidneuma Melo Ventura