Objetivos: Descrever a experiência de uma ação social acerca da realização do autoexame de mamas mediante a simulação em modelos sintéticos de mamas neoplásicas em um laboratório de análises clínicas em Fortaleza, Ceará, e seus impactos.
Métodos: O projeto foi inicialmente idealizado por oito estudantes de medicina, membros da Liga de Cirurgia Plástica de uma Universidade em Fortaleza, com foco em capacitar a população na realização do autoexame das mamas. Para isso, no dia 27 de maio de 2023, três acadêmicos estiveram presentes das 8 às 10 da manhã em um laboratório de análises clínicas em Fortaleza para executar a ação social. Para realizar tal atividade, foi utilizado um banner contendo informações relevantes sobre alterações mamárias, tais como sinais e sintomas de mamas neoplásicas, como realizar o autoexame mamário e quando procurar o profissional de saúde. Ademais, foram utilizados também modelos sintéticos de mamas neoplásicas para a simulação do autoexame, assim, tornando a atividade mais atrativa e produtiva. Ao final da explicação teórica e da simulação nos modelos sintéticos, foram distribuídos panfletos educativos sobre prevenção do câncer de mama e foi aplicado um questionário para avaliar o impacto da ação para a população presente.
Resultados: A experiência possibilitou aos estudantes refletir sobre o conhecimento da população acerca do autoexame e seu papel na rotina das mulheres brasileiras. Além disso, foi possível oportunizar a população a se capacitar para identificar possíveis alterações mamárias, viabilizando a procura de um serviço médico com antecedência e a melhora do prognóstico de uma possível enfermidade. Ademais, foi possível observar que as mulheres se demonstraram interessadas e tinham queixas em relação a falta de conhecimento sobre o autoexame, além de relatarem que nunca tiveram experiências com modelos sintéticos de mama neoplásica, declararam que a ação realizada foi de grande ajuda para torná-las aptas para realizar o autoexame mamário de qualidade.
Conclusões: Em suma, este relato de experiência destaca os impactos relevantes de uma ação social sobre o rastreamento e diagnóstico precoce de câncer de mama em Fortaleza, Ceará. Tal atividade demonstrou que a implementação de uma iniciativa voltada para conscientização e educação foi fundamental para melhorar os resultados de saúde das mulheres na região, visto que ao longo do projeto, foram desenvolvidas estratégias efetivas para sensibilizar a comunidade sobre a importância do rastreamento regular e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Como resultado direto dessa ação social, foi observada uma melhoria considerável do interesse da população feminina em aprimorar suas técnicas de autoexame e da busca de outras técnicas de prevenção, atingindo, efetivamente, o objetivo almejado.
Presidente XXXIV OUTUBRO MÉDICO
Adner Nobre de Oliveira
Presidente da Associação Médica Cearense
José Aurillo Rocha
Diretor Financeiro
Marcos Aurélio Pessoa Barros
Comissão Científica e de Trabalhos Científicos
José Nazareno de Paula Sampaio
Maria Sidneuma Melo Ventura