Objetivos: Relatar a experiência de estudantes da área da saúde após a realização de uma oficina de emergências em saúde, com práticas de IOT, BLS E OVACE, com aulas teórico-práticas e o uso da simulação realística. Relato de experiência: A oficina aconteceu na Universidade Estadual do Ceará, campus Itaperi, entre os dias 26 e 28 de setembro de 2023, onde abordou a crucial necessidade de treinamento em habilidades fundamentais de suporte à vida e teve como público principal os estudantes da área da saúde. Esse evento abordou o ensino de Obstrução das vias aéreas por corpos estranhos (OVACE), Suporte Básico de Vida (BLS) e, também, a Intubação Orotraqueal (IOT). Essas habilidades desempenham um papel vital no atendimento de emergência e são especialmente relevantes para acadêmicos de cursos na área da saúde. Através de uma metodologia ativa, a simulação clínica foi empregada como base principal de ensino. Cada dia da oficina foi dedicado a uma técnica específica. A capacitação se iniciou com uma explanação teórica detalhada sobre a técnica abordada no dia e um checklist de desempenho, preparando os participantes para a realização do momento prático. Após essa explicação teórica, os participantes foram divididos aleatoriamente em grupos de três pessoas para realizar as simulações práticas sob orientação. Ao iniciar a atividade, os participantes praticaram e repetiram as técnicas até que todos estivessem proficientes na técnica abordada. Ao término de cada sessão, foi realizado um pós-teste individual. Esse teste foi disponibilizado via google forms e, também foi implementado de maneira lúdica, utilizando a plataforma “Kahoot”. O foco principal esteve em assegurar que os participantes não apenas compreendessem os conceitos, mas conseguissem aplicá-los eficazmente em emergências. Com as respostas dos formulários, pôde-se perceber que os estudantes saíram da oficina com total proveito da oficina e com o conhecimento consolidado acerca das técnicas abordadas. Conclusão: A realização dessa oficina além de ter abordado técnicas de extrema importância para o contexto de uma emergência em saúde, as abordou utilizando uma metodologia mais eficaz e que proporcionou uma melhor solidificação do aprendizado aos seus participantes, garantindo que todos eles saíssem da oficina com uma bagagem maior de conhecimento sobre as técnicas simuladas na oficina e preparados para atuar em um contexto de emergência. Além disso, os estudantes puderam desenvolver e colocar em prática aspectos de liderança, trabalho em equipe, capacidade de raciocínio e planejamento para tomada de decisões, características essas muito importantes para um profissional da saúde.
Presidente XXXIV OUTUBRO MÉDICO
Adner Nobre de Oliveira
Presidente da Associação Médica Cearense
José Aurillo Rocha
Diretor Financeiro
Marcos Aurélio Pessoa Barros
Comissão Científica e de Trabalhos Científicos
José Nazareno de Paula Sampaio
Maria Sidneuma Melo Ventura