Objetivo: Relatar a experiência obtida através da realização de uma oficina em grupo sobre diabetes mellitus com usuários de Unidade Básica de Saúde, em Fortaleza/CE, ministrada por acadêmicos do curso de Medicina do Centro Universitário Christus com supervisão de um professor. Discutir os diversos olhares da equipe de estudantes envolvidos, bem como as percepções dos diferentes grupos de usuários participantes da oficina.
Relato de experiência: as atividades foram desenvolvidas no auditório da UBS e a temática foi escolhida de acordo com a demanda e o perfil dos usuários que buscam o serviço. A abordagem foi realizada com os pacientes que buscavam a dispensação de medicamentos pela Farmácia, tendo grande aceitação do público-alvo, sendo os participantes majoritariamente do sexo feminino. No momento inicial a equipe apresentou-se e realizou uma dinâmica com perguntas sobre a quantidade de açúcar presente em cada alimento trazidos ao local. Posteriormente, foram realizadas pequenas rodas de exposições dialogadas com foco nas dúvidas dos pacientes e enfatizando-se a importância da prática de atividade física, dos hábitos de alimentação saudável e da adesão ao tratamento farmacológico adequado. Ao final da ação, um material ilustrativo foi entregue com todas as informações abordadas verbalmente a fim de mediar e promover uma aproximação dos participantes ao tema proposto.
Conclusão: O tratamento de pacientes portadores de doenças crônicas, como o diabetes mellitus, apresenta grandes obstáculos. Nesse contexto, o trabalho demonstrou que abordagens dinâmicas e interativas de ensino em saúde na modalidade em grupo podem proporcionar melhor sedimentação de aprendizados, podendo acarretar, por sua vez, maior adesão à dieta saudável, à prática de atividades físicas e demais hábitos saudáveis de vida; cenário este que gera processos de prevenção e controle da doença mais eficazes. Outrossim, a oportunidade de convívio com usuários da UBS se mostrou um momento de suma importância para os acadêmicos de Medicina, que puderam, desde o início da graduação, compreender, de maneira sistêmica, as reais demandas e processos do Sistema Único de Saúde, fato que melhor prepara esses futuros profissionais para a prática médica.
Presidente XXXIV OUTUBRO MÉDICO
Adner Nobre de Oliveira
Presidente da Associação Médica Cearense
José Aurillo Rocha
Diretor Financeiro
Marcos Aurélio Pessoa Barros
Comissão Científica e de Trabalhos Científicos
José Nazareno de Paula Sampaio
Maria Sidneuma Melo Ventura