FATORES ASSOCIADOS À SÍNDROME DO IMPOSTOR EM ESTUDANTES DE MEDICINA

  • Autor
  • Rafaela Melo De Oliveira
  • Co-autores
  • Beatriz Pinho Jataí , Jessica Maria Bezerra Braga , Carmen Juliane Araújo Freitas , Isis Batista Holanda , Amanda Souza Araújo Almeida
  • Resumo
  • Introdução: A Síndrome do Impostor (SI) foi descrita por estudantes e profissionais de sucesso como uma sensação de estar enganando os outros quanto ao seu nível intelectual, por vezes, duvidando da própria inteligência e se sentindo impostores em suas realizaçõesOs estudantes de medicina, vivem sob constante pressão e muitas vezes apresentam algumas condições relacionadas à SI, como o aumento das taxas de ansiedade, depressão e burnout. Objetivo: Analisar os fatores associados à Síndrome do Impostor entre estudantes de medicina. Métodos: Foi realizada uma revisão literária baseada em artigos dos últimos 5 anos, na língua inglesa, obtidos da base de dados MEDLINE. Os descritores utilizados na pesquisa estão de acordo com o Medical Subject Headings (MeSH) e são respectivamente “Educacional Medical” “Sindrome”, “Perceptual Distortion” e “Mental Health”. Resultados: Os estudantes afetados tendem a rejeitar elogios ou o reconhecimento das suas capacidades, ademais acabam por desmerecer seu bom desempenho, minimizando as suas conquistas, vale ressaltar que cada estudante pode vivenciar a síndrome de forma diferente. Estudantes que apresentam a síndrome, também podem revelar comportamentos de procrastinação e a formação de padrões de alta performance, normalmente associados ao perfeccionismo, gerando impacto no desempenho acadêmico, saúde mental e qualidade de vida. Além da SI, tais estudantes estão mais suscetíveis ao aparecimento de outras patologias, conhecidas como transtornos mentais comuns, como a síndrome de burnout, estresse, depressão e ansiedade. Conclusão: Conclui-se que o ambiente acadêmico é favorável para o desenvolvimento da Síndrome do Impostor, demonstrando haver alta prevalência entre estudantes do curso de medicina, independentemente do semestre e do gênero. A Síndrome está em sua maioria das vezes cursando junto a outras patologias de cunho psicoemocional como ansiedade, estresse, depressão e síndrome de burnout. Entretanto, mais estudos são necessários para esclarecer a síndrome, buscando maior conhecimento da dimensão de seu impacto na saúde mental, assim como identificar oportunidades de intervenções. A realização de estudos longitudinais com acadêmicos de nível superior podem ser informativos para verificar o curso dos sintomas ao decorrer do tempo. 

  • Palavras-chave
  • Educação médica, distorção da percepção, síndrome do Impostor, estudantes de medicina.
  • Modalidade
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  • Área da Saúde
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