Este trabalho apresenta um relato de experiência desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) com uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Aurino Maciel. A proposta teve como objetivo promover a aprendizagem significativa dos conteúdos de hidrografia por meio da confecção de um lapbook, compreendido como um recurso didático visual e interativo que favorece o protagonismo discente. O referencial teórico-metodológico fundamenta-se nas metodologias ativas de ensino e na concepção de aprendizagem significativa, que valorizam a autonomia do aluno e o trabalho colaborativo. A atividade foi organizada em etapas: após uma explanação dialogada sobre os conceitos de rios, bacias hidrográficas, águas superficiais e subterrâneas, os estudantes foram divididos em grupos para confeccionar lapbooks representando os conteúdos estudados, utilizando materiais, como cartolina, cola, tesoura e canetas coloridas. Os resultados apontaram alto nível de envolvimento, criatividade e compreensão conceitual por parte dos alunos, além do fortalecimento das habilidades comunicativas durante as apresentações dos trabalhos. O trabalho foi desenvolvido com recursos didáticos simples, diante das limitações materiais da escola, evidenciando que mesmo em contextos com poucos recursos é possível realizar práticas pedagógicas significativas e criativas.
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